No filme "A Incrível Fábrica de Chocolate", é retratado, através do personagem Augustus Gloop, atos de esganação. Na qual o garoto apresenta uma compulsão alimentar gerada pelo seu vício em doces. Em consonância com o personagem, grande parte da população jovem e infantil manifesta tal comportamento, sendo consequência de uma nutrição inregulada.
Em primeira análise, é importante enfatizar que a má alimentação entre os jovens se faz presente, em grande escala, no Brasil. Segundo dados da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), 13% dos familiares que têm crianças e adolescentes, os menores de 18 anos tiveram problemas de acesso a alimentos por falta de dinheiro, e em 61% delas, aumentou o consumo de fast foods e refrigerantes. Isso ocorre pelo fato de os alimentos nutritivos e frescos apresentarem um preço superior à alimentos congelados e com alto teor em gorduras, além disso, os aplicativos de de comidas oferecem praticidade e menor custo.
Ademais, vale ressaltar que a subnutrição gera consequências negativas para o público juvenil. Entre elas, pode citar a má disposição, causada por carência de vitaminas e nutrientes ; doenças físicas como obesidade, diabetes e hipertensão; transtornos e compulsões alimentares. Concordando assim, com a divulgação realizada pela IESC (Instituto de Estudos em Saúde Coletiva), a qual expões que quadros de doenças não transmissíveis têm início na infância e na adolescência.
Sendo assim, é notado a grande taixa de jovens que possuem uma má alimentação, portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O governo deve criar um meio de alertar os pais sobre a necessidade de inserir produtos nutritivos na alimentação de seus filhos. Isso deve ocorrer por meio da elaboração de campanhas e propagandas nas mídias e nas comunidades . Espera-se com essa medida, um melhoramento nutricional na vida de adolescentes.