O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Maus-tratos a crianças e adolescentes no Brasil

 No seriado norte-americano “Cobra Kai”, o personagem “Robby” é um jovem que, por conta de não possuir uma renda familiar estável e fazer parte de uma gangue, sofre com agressões físicas e psicológicas, realizadas pelos seus pais, em sua própria moradia, o que gera, com o passar do tempo, graves problemas mentais ao adolescente. Fora da ficção, esta é a realidade de uma grande parcela de jovens e crianças, ao redor do mundo, que são vítimas de abusos, de maneira física ou verbal, perante suas condições momentâneas. Neste âmbito, a falta de conhecimento perante as sequelas causadas pelos maus-tratos e a cobrança exacerbada imposta pelas mídias são os principais motivos para os maus-tratos à crianças e adolescentes ocorrerem no Brasil.


 De maneira inicial, é possível verificar que o número de adolescentes que afirmam serem vítimas de violência cresce, intensamente, ano após ano. Segundo o noticiário “BBC Portuguese”, os maus-tratos sobre crianças e jovens são motivados pelo enrijecimento intelectual de seus genitores que, “para manter a tradição da família”, efetuam agressões verbais e físicas perante tais indivíduos, além do mais, o mesmo noticiário afirma que, 8 em cada 10 agressores não possuem qualquer tipo de conhecimento acerca dos males provocados pelos maus-tratos sobre crianças e, em razão desta falta de entendimento, praticam tais atos. Por isso, a falta de conhecimento perante as sequelas causadas por maus-tratos é um fator que propicia a intensificação desta prática.


 Em segundo plano, nota-se que as influências midiáticas, em relação à vida juvenil, é uma condição que acentua as agressões verbais e cobranças desnecessárias. De acordo com o jornal “G1”, cerca de 220 crianças sofrem, diariamente, com violência doméstica incentivadas pelas pressões midiáticas, o que provoca, na maioria dos casos, um isolamento social por parte da vítima dos ataques, fato este que agrava condições psicológicas e físicas no jovem, ou seja, as cobranças exageradas e imposições para a realização de uma “vida perfeita” favorece a ocorrência de maus-tratos e abusos. Logo, a cobrança exacerbada imposta pelas mídias é uma das causas para os maus-tratos ocorrerem no Brasil.


 Diante disso, é necessário encerrar, urgentemente, com os maus-tratos sobre crianças e adolescentes no país. Portanto, cabe ao Ministério da Justiça e ao Ministério da Cidadania investigar e punir, por intermédio de fiscalizadores municipais e por profissionais demográficos, possíveis indivíduos que utilizam a violência para, de maneira direta ou indireta, maltratar algum jovem, tendo como objetivo encerrar com tal prática no Brasil. Além disso, é necessário conduzir parte da receita federal para a criação de serviços de tratamento psicológico gratuito aos adolescentes. Somente assim, casos como de “Robby” não acontecerão.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!