O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Maus-tratos a animais de rua no Brasil

No fim de 2018, um crime praticado contra um cachorro que estava em uma loja da empresa Carrefour em Osasco chocou os internautas quando teve a notícia espalhada pela internet. No entanto, fora da atração da mídia e das redes sociais os crimes de maus-tratos contra animais que residem nas ruas têm crescido nos últimos anos no país. Esses atos de maldade contra seres vulneráveis precisam ser discutidos para que possam ser abolidos da sociedade.


Em primeiro lugar, faz-se necessário ressaltar que parte da população possui dificuldade de empatia pela situação dos menos favorecidos. Visto que pessoas que residem nas ruas são alvos de crimes bárbaros e do desdém da sociedade na qual aqueles que possuem alguma vulnerabilidade estão fadados a serem excluídos, os animais que são enxergados como inferiores em uma escala difundida pelo homem tendem a sofrer mais ainda nesse contexto social.


Em segundo lugar, deve-se ressaltar a arrogância do ser humano que se coloca como um ser mais evoluído que os demais que habitam o planeta. Nesse sentido, infelizmente a conduta humana tem cada vez mais punido os outros seres e é extremamente comum notar a cultura de superioridade exercida pelas pessoas em relação aos animais que "invadem" o espaço urbano e perturbam a ordem, principalmente, em espaços mais restritos ao contexto humano como supermercados. E que, desse modo, ignoram o fato de que esses bichanos além de merecem respeito foram colocados nessa situação principalmente pela irresponsabilidade humana, seja pela não castração ou pelo abandono de seres antes domesticados.


É imprescindível que essa situação seja contornada e que os animais tenham um tratamento digno. Para que isso ocorra, a mídia poderia fazer campanhas televisivas que mostrassem o modo como deve ser conduzido o respeito pelos demais seres, a importância de se propagar essa cultura e o fato de que maus-tratos e abandono dos animais são crimes previstos em leis federais. Feito isso, o país poderá se ver livre de casos como o ocorrido em Osasco.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!