O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Manisfestações populares e segurança nacional: os limites para a preservação da integridade física e moral

Percebe-se que, no Brasil, os debates acerca das manifestações populares estão cada vez mais presentes. Nesse contexto, é imperioso analisar as consequências dessa questão. Desse modo, dois fatores fazem-se relevantes: a deficiência educativa e o desrespeito às leis.
Em primeiro lugar, segundo o filósofo Platão, a orientação da educação marca a conduta ulterior. Diante desse nexo, observa-se que a deficiência educativa -aspecto que destrói a conduta de uma sociedade- é a responsável pela alienação de muitos brasileiros que garantem estar "manifestando" por algo. Dessa maneira, as pessoas, devido não receberem uma orientação instrutiva do que é protestar e por conta de não serem informadas sobre o assunto em que estão protestando, vão para as ruas apenas para formarem um aglomerado de mentes vazias, com nenhum fito de lutarem por alguma coisa.
Ademais, conforme a Carta Magna, todos têm direitos iguais perante à lei, independente de cor, raça ou gênero, sendo a liberdade de expressão -sem que haja a invasão dos direitos do próximo- também garantida por lei. À vista disso, os indivíduos, por terem esse direito de se expressarem, manifestam de todas as formas, como, por exemplo, mediante a violência verbal ou física e o vandalismo, ainda que esses atos desrespeitem outrem e, consequentemente, a Constituição Brasileira.
Em face do exposto, intentando um país mais cidadão, consoante o pensador Auguste Comte, é preciso saber prever a fim de prover. Assim, o Ministério da Educação e o Ministério da Justiça devem realizar projetos para otimizar a educação e criar palestras e campanhas que visam alertar a comunidade sobre a manifestação segura e correta, além de projetar leis mais rígidas para que os infratores sejam punidos, por meio de políticas públicas, leis sustentáveis e dos veículos midiáticos, com intuito de construir uma nação unida, sábia e respeitosa como um todo.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!