ENTRAR NA PLATAFORMA
Lixo eletrônico e impactos socioambientais

  No livro "Modernidade Líquida", escrito por Zygmunt Bauman, é retratada de forma intrínseca uma sociedade repleta de desapego em relação às pessoas e aos bens materiais provenientes do sistema capitalista. Fora do contexto sociológico apresentado pelo autor, sabe-se que a realidade é constantemente vivenciada pela população. Nesse sentido, o surgimento dos aparelhos eletrônicos cresce cada vez mais por conta da demanda presente devido a busca incessante por algo novo, fazendo com que o acúmulo de materiais descartados fora do tempo previsto pelas empresas fabricantes supere o número de espaços para o tratamento adequado desses produtos.


  Em uma primeira análise, verifica-se que dentre os inúmeros motivos que levaram ao problema, é incontestável afirmar que os conceitos relacionados à Indústria Cultural propostos por sociólogos alemães se tornam a principal causa para a alienação vigente no Brasil, fazendo com que os indivíduos comprem e desejem mais do que necessitam para viver, pelo bombardeamento exacerbado de anúncios e propagandas. 


  Por outro aspecto, convém lembrar que o despejo inapropriado dos resíduos gerados no uso e na fabricação de eletrônicos contribui gradativamente para a contaminação do solo e da água em razão da bioacumulação de metais pesados no ecossistema. Visto que, quando lançados no ambiente, metais como o chumbo e o mercúrio se acumulam no organismo biótico ao longo da cadeia alimentar, causando grande parte dos problemas ligados à intoxicação e ao aparecimento de tumores e câncer nos humanos. 


  Portanto, em virtude dos fatos mencionados anteriormente, é indubitável que o Governo tome providências para amenizar o impasse existente no território brasileiro. Cabe ao Ministério do Meio Ambiente, por meio de verbas governamentais, promover a coleta dos aparelhos após o término de seu uso, além de ampliar a disponibilidade de locais apropriados para o descarte do lixo eletrônico, a fim de reduzir os impactos na natureza e na saúde dos seres humanos. Por outro ponto de vista, faz-se necessária a criação de campanhas socioambientais que alertem à respeito dos problemas advindos dessa situação, além de aumentar a vida útil desses equipamentos.


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde