ENTRAR NA PLATAFORMA
Lixo eletrônico e impactos socioambientais

"No meio do caminho tinha uma pedra". Através deste trecho do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, vê-se que determinado problema se configura como um obstáculo para o meio ambiente e para a saúde da população brasileira. Nesse sentido, o lixo eletrônico é uma problemática tanto para a natureza, quanto para as pessoas, já que o descarte de resíduos mal feitos podem ocasionar sérias consequências, como doenças e rios poluídos.


Deve-se pontuar, antes de tudo o impacto negativo que o lixo eletrônico traz para o Brasil. A Revolução Industrial trouxe benefícios para o mundo, como a evolução dos computadores e celulares, entretanto, o descarte irregular desses resíduos podem causar doenças como o cânçer, isso ocorre porque esses objetos são radioativos e quando entram no corpo se acumulam. Dessa forma, essa problemática se trata de saúde também, sendo indispensável a ação dos setores governamentais, porque assim como afirmava o pensador Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir o bem-estar da população.


Ademais, convém frisar que o lixo eletrônico gera consequências graves para o meio ambiente. O Brasil produz 1,5 milhões de toneladas de resíduos, segundo a pesquisa feita pela ONU (Organização das Nações Unidas). Com isso, esse tanto de acúmulo vai parar nos solos e rios, o que pode provocar a morte de seres vivos como os peixes, ou até a escassez de água limpa para a população, já que que as águas vão estar sujas com metais.


Destarte, medidas são necessárias para conter a problemática. Nesse sentido, é fulcral que o Ministério do Meio Ambiente junto ao Ministério da Saúde, crie campanhas mostrando como se deve descartar os resíduos eletrônicos corretamente, com o intuito de orientar a população sobre as consequências oriundas do lixo. Além disso, é indubitável que o Governo Federal faça fiscalizações para ter a garantia de que as pessoas estejam seguindo os deveres de cidadãos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde