ENTRAR NA PLATAFORMA
Lixo eletrônico e impactos socioambientais

         No filme "Elysium", é apresentada uma terra devastada no século XXII, essa destruição se deve priomordiamente por uma má gestão de resíduos sólidos que desencadeou desiquilíbrios ambientais e sociais, levando a humanidade e as espécies da biosfera para beira da extinção. Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada no longa metragem pode ser o futuro da terra, graças principalmente, aos efeitos devastadores da negligência com o lixo eletrônico. Tal postura deve ser combatida, cabe então analisar-se os fatores que favorecem a manutenção desse quadro e suas consequências na sociedade.
     Em primeira instância, destaca-se, o descaso do Estado com impulsionador principal de problemas. Segundo levantamento do IBGE, mais de 50% das cidades brasileiras descartam o lixo de maneira irregular, inclusive o eletrônico, atitude que acarreta em vários formas de poluição causadas pela contaminação de diversos tipos de ambientes com metais pesados, que devido a degradação dos aparelhos conseguem chegar a atmosfera ou penetrar no solo, causando inúmeros danos ambientais.
        Consequentemente, os problemas começam a aparecer , como por exemplo: a contaminação de alimentos, decorrente da utilização na lavoura de agua oriunda de rios que foram abastecidos por chuva ácida ou lençóis freáticos contaminados, causando impactos sociais, desde os prejuízos econômico a cidades que dependem da agricultura, até o aumento da demanda hospitalar devido a contaminação dos consumidores. Consoante ao filósofo Inglês Thomas Hobbes, isso configura-se como uma quebra do "Contrato Social", tendo em vista que o Estado não cumpriu o seu dever de fornecer aos cidado?s o direito a segurança e ao meio ambiente equilibrado.
        Portanto, é evidente que ações mitigadoras são necessárias. Destarte, cabe ao Ministério do Meio Ambiente, por meio de um maior repasse aos municípios, propiciar a construção de postos de coleta especializados em reciclagem de lixo eletrônico, devendo os locais serem projetados por uma equipe formada por profissionais da construção civil, técnicos em meio ambiente e em reciclagem, buscando a construção de um ambiente produtivo que não prejudique a natureza, com a finalidade de diminuir os efeitos danosos ao meio ambiente e afastar a humanidade do futuro proposto no filme "Elysium".

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde