ENTRAR NA PLATAFORMA
Lixo eletrônico e impactos socioambientais

      Uma reportagem divulgada pela revista "Geografia", denuncia o descarte  ilegal de aparelhos eletrônicos, nucleares e bélicos usados e velhos em uma cidade na Nigéria, na África. Os moradores denunciaram o descaso das autoridades em relação a todo o lixo descartado na cidade. A prática , apesar de ser absurda , acontece em vários países do continente africano, asiático e latino-americano e  trazem como consequência doenças aos moradores da região , contaminação do solo além da sensação de ser "a lata de lixo de países desenvolvidos" tendo em vista que a origem dos objetos descartados são de  países desenvolvidos. Tais fatores que contribuem para a persistência dessa prática estão relacionadas ao descarte irregular e falta de fiscalização do material descartado.


      Segundo um relatório divulgado pela ONG Greenpeace , o lixo que é descartado em países subdesenvolvidos é colocado em recipientes sem o qualquer separação ou preparação prévia de material. E esses recipiente são abandonados em portos ou lixões a céu aberto , local onde trabalham muitas famílias em busca de materiais como cobre, ferro entre outros e que ficam expostos a acidentes (com materiais perfurocortantes e radioativos)  pois não há uso de qualquer equipamento de proteção individual. 



        Ademais , muitos países que recebem o lixo eletrônico não fazem a fiscalização adequada dos materiais que chegam em suas terras e trazem riscos não só aos trabalhadores mas, ao solo pois  algumas substâncias de alguns materiais  podem contaminar o local , além da possibilidade de ocorrer um acidente com os materiais radioativos.



       Para resolver este impasse, faz-se necessária a colaboração internacional, sobretudo dos países que realizam o descarte . Para isso, deve ser criado um acordo sendo a ONU(Organização das Nações Unidas)  mediadora , no qual os países se comprometem a reduzir e reciclar seu lixo por meio da criação de fábricas voltadas para reciclagem visando acabar com tal prática que além de prejudicar países subdesenvolvidos , traz grandes prejuízos ao solo.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde