ENTRAR NA PLATAFORMA
Lixo eletrônico e impactos socioambientais

  Contemporaneamente, o mundo é marcado por um intenso desenvolvimento tecnológico, que, em parte, é caracterizado pela criação de produtos eletrônicos muito sofisticados, como os modernos celulares e computadores. Entretanto, segundo Francisco Antônio Nogueira da Silva, supervisor operacional do projeto ''Lixo Eletrônico'', que pertence à fundação Settaport, esse material vem sendo descartado de maneira errada por muitas empresas e pela população. Isso acaba gerando uma série de problemas ao meio ambiente e à saúde humana.


  Nesse contexto, cabe ressaltar alguns dos impactos ambientais provocados pelo acúmulo de lixo eletrônico. Assim, de acordo com Marco Antônio Cismeiro Bumba, professor de engenharia ambiental, esse tipo de resíduo contém muitas substâncias tóxicas, como os metais pesados. Esses metais, quando penetram o organismo, são acumulados no corpo. Dessa forma, ao atingir, por exemplo, oceanos e rios, são ingeridos por seres vivos, como os peixes, aumentando suas concentrações nesses animais, sendo transmitidos às espécies, que comem esses seres. Isso traz alguns prejuízos, como a morte de muitos seres vivos e a contaminação das águas.


  Além disso, vale destacar algumas consequências negativas sofridas pela saúde humana. Primeiramente, as substâncias maléficas, presentes nos produtos eletrônicos, provocam tumores malignos em diversos órgãos, como o cérebro. Em segundo lugar, essas toxinas afetam, negativamente, vários processos, que ocorrem dentro do corpo e são responsáveis por manter o bom funcionamento do organismo. Tudo isso, além de comprometer a qualidade de vida da pessoa, pode levar o indivíduo à morte.


  Portanto, fica claro que o descarte errôneo de materiais eletrônicos causa problemas à natureza e à saúde da população. Logo, urge que o Ministério do Meio Ambiente crie uma legislação ambiental mais rígida, punindo, por meio de multas, as empresas, que continuarem com esse hábito insustentável. O governo federal, juntamente à iniciativa privada, deve criar propagandas, que mostrem à sociedade os danos gerados pela crescente concentração de lixo eletrônico e como eliminá-lo corretamente. Todas essas ações, além de auxiliarem na preservação do meio ambiente, reduzirá o número de pessoas atingidas por substâncias tóxicas desse tipo de resíduo.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde