ENTRAR NA PLATAFORMA
Lixo eletrônico e impactos socioambientais

Ao declarar em sua canção que, "O Tempo não Para", o compositor Cazuza faz, de certo modo, uma equiparação entre o futuro e o passado. Dessarte, ele estava certo, pois os impactos gerados pela grande produção de lixo eletrônico não são uma adversidade atual. Acerca dessa premissa, na contemporaneidade, a problemática é evidenciada em algumas situações, seja por seus impactos ao meio ambiente, seja por seus danos a saúde mundial.


Em uma primeira análise, vê-se que a produção demasiada desses resíduos, na atualidade, geram graves danos ao meio ambiente. De acordo com dados divulgados pela revista Galileu, somente cerca de 20% do lixo eletrônico mundial é reciclado. Nesse contexto, a grande maioria dos resíduos são descartados de maneira inadequada, que devido à presença de metais pesados em sua composição, polui o solo e os rios. Como resultado de tal, a qualidade dos alimentos e dos corpos hídricos é comprometida, afetando pequenos agricultores e a pesca nas regiões contaminadas.


Ademais, cabe ressaltar que o descarte inadequado de tais impurezas, geram sérios riscos à saúde das populações. Desde a Revolução Técnico-Científico-Informacional, ocorrida no século XX, as novas tecnologias adentraram no meio social. Assim, devido à mesma, vieram também inúmeros materiais contaminantes presentes em certos aparelhos. Dessa maneira, esses resíduos devido ao seu descarte incorreto, contaminam os indivíduos, aumentando a ocorrência de doenças e outras complicações ao longo da vida.


Diante do exposto, algo precisa ser feito com urgência para amenizar a questão. Logo, cabe ao Ministério do Meio Ambiente, por meio de um programa governamental, investir na criação de pontos para o descarte de lixo eletrônico produzido. O programa deve ser veiculado na internet e na mídia tradicional, objetivando uma maior aderência ao mesmo. Nesse sentido, o fito de tal ação é aumentar o descarte correto desses resíduos, evitando a poluição e os efeitos na saúde. Somente assim, a música do Cazuza deixará de fazer sentido pois o futuro será, finalmente, diferente do passado.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde