ENTRAR NA PLATAFORMA
Lixo eletrônico e impactos socioambientais

Na animação estadunidense "Wall-e", a Terra encontra-se em condições insustentáveis para vida humana. O caso da trama ocorreu, semelhante ao contexto atual, pela má manipulação dos recursos e degetos, o que se dá, principalmente, com os aparatos tecnológicos. Nessa lógica, a inadequação das formas de descartar o lixo ocorre tanto por falta de políticas sociais quanto pela cultura do povo, o que acarreta em fortes consequências para a saúde e meio ambiente no Brasil.



Antes de tudo, é necessário analisar a realidade da condução de lixo no país. Sobre isso, a falta de postos especializados resulta um triste realidade: os lixões. Nesse ambientes, todo tipo de material é despejado, ocasionando uma contaminação gradativa do solo e recursos hídricos desse local. Esse tipo de realidade ocorre por um triste desrespeito à Constituição Federal de 1988, a qual, segundo seu artigo 255, garante a preservação ambiental para as presentes e futuras gerações, necessitando, portanto, uma maior atenção do Estado na demanda ambiental, visto que ela precede vários outros embargos, como a saúde da comunidade.



Além disso, alguns costumem  precisam ser ajustados. De fato, a reciclagem e boa conduta com o lixo não é uma prática nacional, facilmente observável ao ver a quantidade de lixo nas rodovias e canais hídricos. Essa característica nacional vem de um processo histórico, o qual, segundo o historiador Sérgio Buarque de Holanda, é ocasionado pela cordialidade, fazendo com que o brasileiro haja com mais emoção do que a razão. Com isso, sem refletir sobre os impactos gerados pelas inadequadas formas de lidar com resíduos, o próprio cidadão gera consequentes vetores de problemas futuros para sí e suas futuras gerações.


Diante o exposto, medidas são necessárias para mudar o panorama do lixo eletrônico no país, bem como suas consequências. Posto isso, urge ao Estado, em parceria da mídia, por meio de campanhas, divulgadas nos programas televisivos e redes sociais, principais focos de atenção de jovens e adultos atualmente, que alertem os perigos consequente ao lixo eletrônico, bem como incentivar a maneira ideal de lidá-lo, a fim de que seja possível diminuir os impactos socioambientais e, ao mesmo tempo, evitar o futuro terrível do filme "Wall-e". 


 


 


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde