ENTRAR NA PLATAFORMA
Lixo eletrônico e impactos socioambientais

O descaso com o lixo e poluição, é uma herança antiga. Desde a primeira Revolução Industrial, no século XVIII essa problemática era negligenciada. Na contemporaneidade, não é diferente. Além do mesmo problema, o lixo eletrônico tem se expandido. Por consumismo exacerbado, obsolescência programda e descaso com descarto correto, consequências ambientais e econômicas foram intensificadas.


Desse modo, pode-se observar a aplicação do conceito de sociedade líquida por Zygmunt Bauman. Nota-se a necessidade de aquisição por ascensão do capitalismo, transformando as vidas humanas em objetos de consumo. Ademais, as curtas vidas utéis dos eletrônicos aprimoram o dever de sempre repor os produtos. Somado a isso, observa-se o grande incentivo das empresas para a população consumir seus produtos e a negligência sobre os resíduos gerados, uma vez que não promovem o descarte correto.


Por conseguinte, percebe-se dois tipos de descartes que são omissos e imprudentes. O primeiro é a tedenência de lixo enviar esses equipamentos inutilizáveis para países mais pobres ou desfazer-se desse conteúdo em lixões ao céu aberto. Dessa maneira há ínumeros prejuízos ao meio ambiente, devido aos metais pesados e tóxicos presente nesse lixo eletrônico que é descartado de forma incorreta. Assim, solo, ar, água são contaminados e doenças como câncer são mais propensas a se desenvolverem. Ademais, países que recebem esse lixo, tendem a romperem relações econômicas além de serem danificados tanto ambientalmente quanto na questão de saúde pública.


Diante dos argumentos supracitados, é necessário que haja uma junção de empresas e Estado, onde esses possam oferecer a qualificação da mão de obra, para um descarte correto de lixo eletrônico. Além disso, poderiam ser disponibilizados parcerias entre universidades e empresas para que sejam criados equipamentos sustentáveis e assim, diminua quantidade e danos de resíduos descartados.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde