ENTRAR NA PLATAFORMA
Limites do humor x Liberdade de expressão
O uso da liberdade de expressão na sociedade
brasileira

Voltaire, filósofo iluminista, dizia " Eu discordo do que você diz, mas defenderei até a morte seu direito de dize-lo". Nesse contexto, sabe se que a liberdade de expressão na sociedade brasileira é assegurada pela constituição , mas na contemporaneidade os limites dessa liberdade tem sido ultrapassados. Nesse sentido, convém analisarmos as principais consequências de tal postura no Brasil.
A liberdade de expressão esteve por muito tempo limitada no Brasil, durante a ditadura militar de 1964. Em vista disso, a Constituição de 1988, assegurou esse direito para todos os brasileiros , desde que a opinião ou ideia individual não seja misógino ou faça defesa contra as leis do país. Como já dizia Simone de Beauvoir, " o homem é livre, mas ele encontra a lei na sua própria liberdade".
É indubitável, que o advento da internet e das redes sociais trouxe uma revolução à liberdade de expressão na sociedade, pois cada vez mais as pessoas opinam e falam o que querem sem se incomodar com o que os outros irão achar. No entanto, com essa liberdade os brasileiros tem perdido a noção dos limites impostos aos seus direitos de manifestarem. Com efeito disso, os limites são ultrapassados e muitas pessoas fazem discurso de ódio e racista, assim como defendem punições violentas que vão contra os direitos humanos e constitucionais.
Diante disso, faz-se necessário que o Estado promova projetos, palestras e campanhas midiáticas explicando e informando aos cidadãos os limites da liberdade de expressão, para que haja respeito aos direitos individuais, assim como incluir na matriz escolar o tema, para que crianças e jovens cresçam conscientes desses limites. Dessa forma, aplicar na sociedade brasileira o respeito mútuo pregado por Voltaire.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde