O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Limites do humor x Liberdade de expressão

Liberdade de expressão: direito de todos
No Brasil, durante o período da ditadura militar ocorreu a proibição a liberdade de expressão se tornou restrita no país, principalmente no que concerne ao ato de se posicionar contra o sistema regente. Porém, com a promulgação da constituição federal em 1988, foi proibida a censura garantindo, assim, a autonomia de expressão, desde que essa não interfira na liberdade de outro individuo.

A principio, é importante lembrar que segundo Aristóteles o humor nasce do desagradável. Tal fato, corrobora com as notícias de humoristas, como o Fábio Porchat e Danilo Gentili, serem processados por ultrapassarem os direitos fundamentais de outro cidadão. Com isso, o humor não pode ser interpretado como uma verdade absoluta, devendo ter um espaço maior de expressão, para que não se torne um mecanismo de opressão.

Contudo, o problema ainda esta longe de ser solucionado, pois a liberdade de expressão é necessária para a construção de um país democrático. Ademais, o humor que viola a honra e a imagem de uma pessoa deve ser punido para que não incentive a opressão. Como no caso da indenização paga por Rafinha Basto, apresentador do CQC, a cantora Wanessa Camargo que estava gravida, dizendo que comeria ela e o bebê. Com isso, observa-se que o humor ofensivo deve ser coibido no Brasil.

Logo, a liberdade de expressão não pode ser oprimida, visto que esta prevista na Constituição, mas deve ser coibido o humor ofensivo. Dessa forma, é importante que os humoristas controlem o humor usando o seu bom senso, para que não oprima a liberdade de outro cidadão. Além disso, os humoristas podem formar uma corporação, com o objetivo de autorregular essa classe. Assim, a liberdade de expressão deve ser protegida para que não ocorra casos de censura.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!