O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Limites do humor x Liberdade de expressão

Bobo da corte era o termo utilizado para os palhaços que serviam para entreter a realeza. Hoje nós temos os humoristas, que tentam entreter a todos. Porém, isso não e fácil e em uma sociedade como a nossa tão diversificada com raças, dialetos e culturas diferentes.Com isso, cabe aqui analisarmos como a influência da política e da história infere no processo humorístico do nosso país.

Em 2010, houve um protesto que reuniu comediantes com Fabio Porchat e Sabrina Sato, para questionar contra a censura do humor na política. Essa tentativa de censura foi um ato que demostrou a tentativa de exercer o poder político em pro de si mesmo, ao tentar cércea uma forma de serem criticados. Mas mesmo protestos como esse não são suficientes, pois nesse ano o presidente Michel Temer teve que vetar uma proposta do Governo Federal de censura humorística a internet. Isso mostra que devemos sempre estarmos atentos, pois se censuras ao meio político são aceitas, poderemos ter um Estado autoritário novamente.

Além disso, a ruptura do processo de ditadura no país, nos devolveu a liberdade de expressão e junto com ela o esquecimento do limite das palavras. O caso do Humorista Danilo Gentili, em que ele comparou uma doadora de leite a uma ??vaca leiteira?? em rede nacional e um exemplo de como extrapolar essa liberdade. Chacotas de cunho pejorativo, geram um constrangimento ao indivíduo, e deixam de ser piada e se transformam em bullying o que não pode ser permitido.

Sendo assim, apesar da difícil tarefa de diferencia liberdade de libertinagem, e necessário o indivíduo limitar fazer piadas com características físicas que podem constranger outras pessoas para garantir o respeito a todos. Além disso, a mídia deve sempre veicular notícias sobre cerceamento humorístico, por meio da internet e televisão para evitar que políticos utilizem do seu poder para encurtar as formas de serem criticados. Com essa distinção, poderemos viver em um pais mais democrático e que respeita o próximo.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!