O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Limites do humor x Liberdade de expressão

A liberdade de expressão foi um direito reconquistado após o rompimento do regime ditatorial no final do século XX. Desde então, nossa sociedade enfrenta problemas relacionados a desmedida de expressão, sendo esta muito observada no mundo humorístico.
Segundo o filósofo Aristóteles é preciso ter uma mediania em suas ações para que se possa alcançar o sumo bem. Relacionando este pensamento à liberdade de expressão, percebe-se que a inclinação ás faltas ou aos excessos levam a desmedida, podendo então, levar a problemas como desentendimentos e violência verbal, que podem levar a depressão.
O mundo humorístico parece ser o maior palco para a liberdade de expressão. Seja através de shows de piadas, stand-up, musicais ou apenas textos, sempre há espaço para ir mais além e causar o riso. Além disso, estudos revelam que as piadas são um dos principais indicadores do preconceito em uma sociedade e ao analisarmos nossas piadas é exatamente este cenário que observamos: preconceito visto pelas risadas de defeitos ou condições alheias.
Sendo assim, observa-se os desafios enfrentados após o fim da ditadura. Portanto, vê-se a necessidade de controlar as desmedidas das opiniões pessoais e do mundo humorístico, não através da censura mas sim do respeito. Este podendo ser influenciado em nossa sociedade por órgãos públicos como o Ministério da Educação e o Ministério das Comunicações, por meio de campanhas de conscientização em escolas e meios de comunicação de acesso da massa ( internet e televisores), incentivando o respeito ao comunicar-se com o próximo e ensinando sobre as doenças que essa desmedida pode levar.



(Podem argumentar mais sobre meus erros na redação? Estou ficando com dúvidas quanto aos comentários)
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!