O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Licença paternidade

Muito se tem discutido, recentemente, a cerca da importância da licença-paternidade, esta que estabelece igualdade de gênero e solidariedade entre o casal, visto que as responsabilidades familiares e domésticos são divididas. Contudo, nem todos os trabalhadores têm esse direito, pois é necessário a participação das empresas no Programa Empresa Cidadã.
Atualmente, observa-se na sociedade brasileira a constante busca por igualdade de gênero, a criação e a ação de movimentos feministas é exemplo disto. Outro avanço neste contexto é a ampliação da licença-paternidade de 5 para 20 dias, segunda a lei sancionada em março de 2016 pela presidente Dilma. Assim, o pai poderá apoiar a mulher, ajudar nas tarefas domésticas e se dedicar ao bebê, pois é de extrema importância a participação da figura paterna nesta fase.
Por outro lado, não são todos os trabalhadores que passam a adquirir este direito. Para que o funcionário tenha a licença-paternidade ampliada, a empresa na qual trabalha precisa fazer parte do Programa Empresa Cidadã ou pertencer a um órgão público. Vale ressaltar que a empresa tem o gasto descontado do imposto pago e, portanto, não é prejuízo para a própria.
Além disso, a ampliação da licença-paternidade traz benefícios a economia do país, pois bebês ficam menos doentes já que mamam mais e assim, oneram menos os serviços de saúde pública. Ainda convém lembrar, que a ampliação custa apenas 0,009% da arrecadação federal por ano, segundo o pesquisador Eduardo Marino, logo, o impacto econômico é mínimo.
Em virtude dos fatos mencionados, a ampliação da licença-paternidade é um grande avanço para a sociedade, portanto, percebe-se que o cadastramento de todas as empresas no Programa Empresa Cidadã é importantíssimo. O Estado deve impor uma lei mais severa para que as empresas sejam obrigadas a se cadastrarem no projeto; a mídia realizar campanhas que exaltem a importância do pai na vida do bebê e da mãe; e a escola, cabe o dever de ensinar a todos, desde crianças, a importância da igualdade de gênero, através de aulas questionadores, recreativas e debates que proporcionem a compreensão do tema.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!