O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Justiceiros

O criador do Batman, o cartunista Bob Kone, trouxe em seus quadrinhos a história de um garoto que assistiu a morte de seus pais, e assim decide se tornar um justiceiro punindo os vilões mais perigosos de Gothan. Fora dos quadrinhos, existem diversas discussões sobre pessoas que fazem justiça com as próprias mãos através da violência, dessa forma os autores dos crimes não são julgados por um tribunal sendo retirado o direito a defesa.
A Roma Antiga, do século VIII a.c., era caracterizada pela falta de segurança, assim sendo era comum casos de esfaqueamento ou roubos sem a penalização dos autores. Hoje, a população brasileira sofre com o medo constante de assaltos que ocorrem independente da hora do dia. Dentro desse cenário, a população tenta de forma violenta fazer justiça com as próprias mãos, já que os criminosos saem muitas vezes impune do crime; com isso os brasileiros convivem nas cidades em um cenário de hostilidade. O problema ocorre quando a violência tenta combater a violência, de modo a gerar uma relação em cadeia e contrariando a teoria de Jean Paul Sartre que diz, ''a violência seja a maneira como ela se manifeste é sempre uma derrota'', logo punir pela brutalidade não é a melhor maneira de fazer justiça.
Dentro desse cenário os justiceiros retiram o direito do possível criminoso de ser julgado pela justiça, já que em Estado Democrático somente juízes e policiais tem o direito de punir o indivíduo. Porém, a população fica desesperançada do Estado que não garante segurança, pois existe a falta de patrulhas de policia em setores afastados, a ausência de iluminação o que facilita a ação dos bandidos e poucas penitenciárias, ou seja , os assaltantes não são presos após o crime. Além disso, o Brasil atingiu a marca de 59.627 mil homicídios em 2014 segundo o jornal O Globo, dessa forma é evidente que a segurança não é garantida a população.
Inquestionavelmente, é necessária a diminuição da violência urbana que afeta a vida diária da população. Diante disso, é preciso nas escolas professores em conjunto com psicólogos promoverem aulas, palestras e peças teatrais que abordem a questão dos direitos humanos para as crianças e adolescentes não aprovarem a ação dos justiceiros.Aliado a isso, a polícia Militar deve aumentar o número de patrulhas em setores com maior ocorrência de crimes e a criação de um aplicativo de denúncias para smartphones, para facilitar a ação dos policiais, mostrando em mapas os locais com maior incidência de crimes. Além disso, a Receita Federal deve destinar uma parcela maior dos impostos arrecadados à construção de novos presídios que irão punir os criminosos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!