O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Justiceiros

A violência é tão antiga quanto o homem. Nos primórdios da civilização humana, a violência foi praticada como uma forma de sobrevivência frente às adversidades impostas pelo ambiente. Atualmente a violência está sendo usada como forma de justiça pelos famosos ??justiceiros?? que vem surgindo por todo o globo, que por suas próprias mãos querem por em prática o julgamento que deveria ser feito por meio da Lei.

A descrença da população sobre o sistema de justiça é um dos maiores argumentos usados pelos defensores dos justiceiros. A falta de conhecimento por parte dos cidadãos que foram criados em sua maioria com valores rígidos e que frequentemente proferem que ??bandido bom é bandido morto??, também é um fator para que atos de justiça com as próprias mãos sejam feitas. Toda essa situação só reflete a sociedade atual e os seus valores sobre o que é bom e mal.

No Brasil a onda de justiça pelas próprias mãos vem se espalhando por vários Estados. Em SP, após boatos espalhados em uma rede social, uma dona de casa foi confundida com uma suposta sequestradora de crianças e foi espancada por moradores locais e, veio chegar a óbito no hospital. Essas pessoas que cometem esse tipo de ??justiça?? e se julgam cidadãos de bem, não veem que não podem punir um crime por meio de outro crime, que por muitas vezes acabam punindo uma pessoa inocente.

Em ??O Mal Estar na Civilização?? (1930), Sigmund Freud discute onde está o mal do homem civilizado, a causa de sua infelicidade. O ser humano tem em si a agressividade reprimida e quando tem um ??motivo?? para justificar tal ação, ela é posta em prática. A justiça por meio das próprias mãos e com o uso da violência, não é justiça e sim um crime contra os direitos humanos.

Nas palavras de Durkheim, ??Não se trata de substituir a sociedade existente por uma totalmente nova, senão adaptar aquela às novas condições de existência social.?? A justiça só deve ser feita por meio do Poder Judiciário que aplica a Lei. Portanto, a escola tem um grande papel, com mais aulas de filosofia e sociologia podem instruir os cidadãos a como deve se comportar melhor no convívio uns com os outros. Também é necessário que o Estado melhore a segurança, e os meios de justiça, para que não ajam motivos para tais atos de punição violenta pelos ??justiceiros?? e que também haja punição para estes, pois também estão cometendo um crime, sendo feito isso a sociedade pode dar um grande passo para o melhor convívio social e aplicação da Lei.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!