O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Justiceiros

Um dos heróis mais aclamados do mundo dos quadrinhos, o justiceiro Batman, é conhecido e amado por suas histórias envolventes de combate ao crime e à violência na cidade de Gotham. Fora desse universo, uma onda de justiça popular ganha adeptos e consigo, centenas de casos nos quais civis justiceiros não tardam, mas falham, em suas ações punitivas.
Dentre os inúmeros motivos que levam populares à prática de ?justiça com as próprias mãos?, faz-se necessário refletir, primeiramente, sobre o Judiciário brasileiro. Considerado um sistema lento e bastante burocrático, é cada vez menos procurado pela população, que se encontra descrente e insegura, buscando medidas para solucionar os casos de impunidade. No entanto, grande parte desta, usa-se de vias ilegais e violentas, muitas vezes, tão graves quanto o crime imputado ao suspeito.
De mesma forma, é essencial ater-se ao fato de que, em sua maioria, as acusações são precipitadas e, por vezes, infundadas, resultando em consequências desastrosas. Recentemente, em Paraíso do Norte, no Paraná, um senhor de 58 anos foi vítima de linchamento, sob suspeita de estupro de duas crianças. O morador foi encontrado desacordado, e em seguida, veio a óbito. Posteriormente, o laudo realizado pela perícia afirmava não ter ocorrido violência física ou sexual às crianças. Nesse contexto, fica evidente a ineficiência desses atos e a necessidade de uma investigação profunda, tal qual o direito à defesa, precedidos a um julgamento, de fato.
Portanto, fica claro que esta tarefa cabe apenas às autoridades competentes, muito embora, haja espaço para a ação dos cidadãos, da mídia e do governo, de forma a contribuir para solução deste problema. É imprescindível que haja um trabalho conjunto, no qual canais midiáticos tomem o encargo de divulgar informações precisas e verídicas, e à população, a busca dessas. Ao governo, por sua vez, cabe a função conter falhas na segurança pública e melhorias no sistema judiciário. Só assim o desejo por vingança poderá se extinguir dando lugar a uma sociedade que busca realmente por justiça, fazendo jus ao título de seres racionais.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!