O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Jornada de trabalho no Brasil

O trabalho que sustenta a vida pode levar à morte

Desde a Primeira Revolução Industrial a jornada de trabalho, no Brasil e no mundo, vem sendo cada vez mais longa e cansativa. Decerto, é fácil notar que a estrutura trabalhista no séc. XXI está fortemente atrelada à manutenção do capitalismo. Entretanto, a partir do momento que o trabalhador passa a ser visto apenas como mão de obra, a relação laboral ja se encontra corrompida.

É fato que a relação empregado - patrão está longe de ser a ideal nesse clima de liberalismo econômico que ronda o Brasil. Além disso, a recente proposta de lei sobre a reforma trabalhista aborda pontos muito prejudiciais para o empregado, como o aumemto da jornada de trabalho e a negociação do horário de almoço. Esses fatos apontam a precariedade com a qual é tratada a massa trabalhadora no país. Portanto, cabe ao poder legislativo desaprovar essa proposta e criar novos projetos voltados para o bem estar do funcionário, isso a fm de acabar com a manutenção da exploração do proletariado.

Por consequência desse sistema aproveitador, hoje em dia muitas doenças são causadas pelo estresse no trabalho. Exemplos disso são o aumento da obesidade, pela falta de tempo de comer alimentos saudáveis e hipertensão, por causa do grande estresse acumulado todos os dias.

Sabe-se que a jornada de trabalho contínua está mais presente na vida dos menos ricos, uma ilustração clara disso é o filme "que horas ela volta?", ele mostra a vida de uma empregada doméstica que precisou abandonar sua casa e filha para poder trabalhar em outra cidade a fim de sustentar sua família.

Em suma, o aumento do tempo de trabalho é inviável, principalmente em meio às classes mais pobres. Desse modo, é necessária uma flexibilização da jornada de trabalho, isso pode ser realizado pelo governo, junto aos empresários por meio de leis trabalhistas, para coibir a exploração laboral por parte dos donos de empresas. É viável, também, ser proposta pelas empresas a prática de pequenos exercícios físicos para os funcionários no início e no fim do expediente, de modo a recuperar um pouco de sua saúde física e mental.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!