O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Intolerância

Sabe-se que, há séculos, a intolerância é um fator muito comum e presente na sociedade. Intolerância à raças, religiões, ideologias, estéticas, permanece até os dias atuais. As pessoas encontram enorme dificuldade em aceitar diferenças, se apegando à tradições e sensos comuns. O Mito da Caverna, de Platão, já explicava esse "fenômeno", onde os indivíduos, alienados e, de certa forma, cegos, não se permitem ir além do que lhes é apresentado. Cria-se uma zona de conforto, grande parte da sociedade prefere não fazer questionamentos sobre os padrões impostos, e lida com quem não segue essas imposições com violência, seja ela física ou verbal.
Há também a intolerância disfarçada, aquela que tolera certas minorias, entretanto discorda em dar direitos a elas. É possível dar diversos exemplos, como pessoas que dizem não serem homofóbicas por aceitarem, de certa forma, homossexuais, e, no entanto, acreditam que o casamento não deveria ser legalizado0000 ou pessoas que dizem não serem racistas, pois têm amigos negros, mas discriminam nas ruas, em atitudes cotidianas0000 ou as que dizem não serem preconceituosas com certos tipos de corpo, porém criticam e dão conselhos inconvenientes a quem está acima ou abaixo do peso, ou quaisquer outros tipos que fujam padrões estéticos.
É preciso criar políticas públicas e projetos de inclusão, assim como aumentar a representatividade das minorias na mídia. Seria necessário, também, criar leis que controlassem os padrões criados e espalhados por empresas de moda e estética, pois estes aumentam os preconceitos com todos que os fogem. Desta forma, será possível ter uma sociedade mais justa e fora da "caverna".
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!