O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Internet e o emburrecimento da sociedade

Após as transformações causadas pelo iluminismo no século XVII, uma das conquistas voltadas para a junção de informações foi a enciclopédia criada por D'Alembert, a qual objetificava reunir o máximo possível de fatos descobertos no universo. Atualmente, a tecnologia possibilitou, além do fácil acesso à informação sem grandes esforços, pontos negativos como a falta de relações interpessoais "reais" na sociedade. 


 


Em primeira análise, o surgimento da internet no desenvolvimento técnico-ciêntífico-informacional inegavelmente trouxe diversas consequências positivas, porém o uso desse meio tem diminuído, comprovadamente por evidências palpáveis, o QI de jovens e adolescentes da nova geração. Assim, em comparação aos respectivos pais que exerciam grande esforço de pesquisa em bibliotecas escolares ou municipais, a agilidade de dados de fácil acesso tem imapactado negativamente no desenvolvimento intelectual infantil. 


 


Em segunda análise, Bauman fala sobre a "fluidez contemporânea" e como ela interfere nas relações interpessoais de vários nichos diferentes, principalmente de laços familiares, que não são mantidos de maneira saudável. Nesse aspecto, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Comitê Gestor de Internet no Brasil, cerca de 89% das crianças e adolescentes são usuários de redes online, o que demonstra ser algo preocupante à medida que interfere diretamente no desenvolvimento da linguagem e do emocional entre pais, filhos e colegas escolares. Dessa forma, as relações atuais são pautadas em um futuro incerto sobre até que ponto o uso de uma tela é prejudicial. 


 


Diante o exposto, é evidente a necessidade do Ministério da Educação incentivar a leitura infantil desde cedo, por meio do acréscimo de livros variados de interesse nas bibliotecas, além de conscientizar os pais sobre a importância que esse hábito continue além da escola. Por conseguinte, o Governo Federal deve promover mais atividades típicas que desenvolvem o intelecto de crianças e adolescentes, mediante doação de brinquedos voltados para que tal objetivo seja atingido às famílias necessitadas, aplicando, também, junto ao MEC, nas instituições escolares. Desse modo, o emburrecimento no crescimento social por causa da internet será diminuído drasticamente.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!