O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Internet e o emburrecimento da sociedade

"O dilema das redes" é uma das mais novas produções do streaming de séries e filmes: "Netflix”. O documentário tem participação de ex-funcionários de grandes empresas que, dentre outras temáticas abordadas, alertam para os cuidados com o uso exacerbado das redes sociais e como ele pode afetar negativamente a vida do usuário. Paralelamente, o século XXI está marcado, principalmente, pelo desenvolvimento da tecnologia e a ascensão do uso da internet como nunca visto antes. Diante disso, vale uma análise acerca do seu papel, o emburrecimento da sociedade como uma de suas causas e as suas principais consequências.


  Em primeiro lugar, vale entender o impacto desse impasse no atual cenário brasileiro. De acordo com a Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Rio de Janeiro), apenas 10% da população brasileira não faz uso da internet. Esse percentual, portanto, destaca a esmagadora maioria que se beneficia da rapidez e as longas distâncias as quais as mensagens podem ser trocadas, da infinidade de informações que são encontradas pela “web” e de seu uso para entretenimento, disponibilizadas por mediante dos celulares, computadores e outros aparelhos tecnológicos.


  Sob esse viés, a partir de tantos benefícios e recursos fornecidos, muitas vezes é passado despercebido os pontos negativos que podem ser acometidos aos usuários em escala mundial. A disponibilidade de respostas imediatas com apenas alguns cliques, hoje, é um dos principais fatores que corroboram para a deterioração, ainda que não muito perceptível, do aprendizado ativo em livros e enciclopédias. Além disso, segundo a pesquisa feita por Retratos da Leitura no Brasil, houve uma perda de cerca de 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019 que, em sua maior parte, relatou a preferência pelas redes sociais e atividades on-line ao invés dos livros e outros aprendizados.


Destarte, urge que medidas para conter esse avanço sejam tomadas. O Governo Federal, por intermédio da televisão e rádio, deve promover campanhas de conscientização para os perigos do uso descontrolado da internet e redes sociais. Dessa forma, ele deve apresentar alternativas que podem ser úteis para a sua superação como o incentivo à leitura e ao estudo ativo, tanto por parte dos adultos como das crianças. Assim, alertando a todos e demonstrando a importância da preservação dos livros, a sociedade pode ser capaz de reverter as estimativas feitas pelo documentário da “Netflix”.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!