O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Internet e o emburrecimento da sociedade

Conforme postulou o filósofo alemão Hans Jonas: “Se o homem pode prever as consequências de seu comportamento, deve corrigi-lo antes de qualquer prejuízo”. Nesta perspectiva, é válida a reflexão acerca do emburrecimento da sociedade e a Internet. Sendo assim, infere-se que a popularização digital e a falta de esclarecimento são fatores que causam esta problemática.


 De início, convém analisar que a consciência coletiva muitas vezes marginaliza as minorias. Isto pode ser explicado pelo fato social de Durkheim, que é uma força coercitiva gerada pela maior parte de um certo grupo social, e constitui nas maneiras de ser, pensar e agir. Desse modo, a popularização digital atrai a minoria que ainda não utiliza a internet, e pode se tornar uma armadilha para estes usuários que desejam se integrar no meio digital, deixando de lado outras fontes de conhecimento.


 Ademais, também é lícito considerar: a falta de esclarecimento agrava o emburrecimento gerado pela internet. Segundo Immanuel Kant, a menoridade é a incapacidade de a pessoa fazer o uso de seu entendimento autonomamente. Logo, ao se conectar na internet e abandonar outras atividades que aprofundam a inteligência, o indivíduo estará agindo irracionalmente perante o que desconhece, e será levado pela ignorância, fazendo com que a internet se torne uma ferramenta de emburrecimento.


 Portanto, com a finalidade de reduzir o emburrecimento social gerado pela internet, é dever do Estado promover campanhas esclarecedoras. Isso será concretizado por meio de propagandas e conteúdo digital (atingindo mais pessoas na internet) que mostre estudos e fatos sobre os perigos do mau uso da internet. Além disso, ao corpo social e às escolas cabe o acompanhamento das pessoas – sobretudo, os jovens – que estão adentrando nos meios digitais. Tal ato poderá ser feito através de diálogos e da supervisão das pessoas que utilizam a internet de forma não saudável. Assim, o homem corrigirá seu comportamento, e se conectará ao esclarecimento.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!