O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Internet e o emburrecimento da sociedade

O documentário "O dilema das redes", da Netflix, mostra a alienação e controle das plataformas digitais com o modo de pensar, agir e consumir dos usuários virtuais. Análogo a isso, a população brasileira sofre com a privação de conhecimento verdadeiro, uma vez que é exposta o tempo inteiro  a informações superficiais e duvidosas que acarretam em consequências mentais, físicas e educacionais. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro.


Em primeiro lugar, vale ressaltar a importância da internet para buscar informações, aumentar a comunicação e aprimorar conhecimentos. No entanto, segundo o neurocientista Michel Durmurget, a longa exposição aos meios digitais pode resultar na falta de linguagem, concentração e cultura necessários para um desenvolvimento cerebral e acadêmico satisfatório. Assim, verifica-se que esse recurso, quando mal utilizado, é prejudicial para o senso crítico, relação de saúde corporal e mental e baixo desempenho na esfera acadêmica.


Outrossim, a falta de lugares seguros e equipados para esporte, convívio e lazer, obriga jovens a ficar cada vez mais dependentes e viciados ferramentas tecnológicas, sem desenvolver seu potencial completo. De acordo com o filósofo Schopenhauer, o homem toma os limites do campo de visão como limite de mundo. Logo, é inaceitável que jovens continuem a ser manipulados, prejudicados e degradados na internet, vida e carreira enquanto o estado negligencia demandas de lazer, conhecimento e desenvolvimento intelectual e físico geral.


Portanto, Estados e Municípios devem mudar a realidade do emburrecimento da população. Desse modo, o Tribunal de Contas da União, juntamente com o Ministério da Saúde deve orientar a população sobre os riscos e consequências do uso excessivo de internet, através de palestras e debates públicos, além de, juntamente com prefeituras, construir ou reformar centros esportivos, de convivência e comunitários visando maior relacionamento entre a comunidade e desenvolvimento de habilidades cognitivas. Posto isso, o Brasil será melhor para todos.


 


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!