O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Internet e o emburrecimento da sociedade

                         No filme “WALL-E” (Disney), mostra a trajetória da população terrestre vivendo em um outro mundo futurístico. Ao decorrer da trama, os habitantes desse planeta são totalmente manipulados pela tecnologia, e perdem a capacidade de pensarem e agirem por si sós.  Fora da televisão, além da tecnologia, a internet também causa um emburrecimento na sociedade. Volvendo necessárias medias para a manutenção individual de cada cidadão.
                         Em primeiro lugar, é importante destacar que em função das novas tecnologias, a nova geração está cada vez mais exposta a uma gama ilimitada de informação. Com isso, o mau uso da internet exerce uma influência negativa sobre seus usuários. A falta de incentivo de outras práticas recreativas é notada, primeiramente, no âmbito familiar, que se tornou comum os pais oferecerem algum aparelho eletrônico conectado à rede aos filhos ao invés de incentivarem a leitura, por exemplo. Assim, quando insertos na vida social, esses jovens acabam se tornando viciados em tecnologias e incapazes de processar grandes blocos de informações.
                         Por conseguinte, presencia-se um forte fator de influência desses algoritmos na coletividade social: ao observar que a internet virou um serviço praticamente essencial no cotidiano desde o começo da Terceira Revolução Industrial. Isso mostra o quanto ela pode intervir na vida de uma sociedade. Dito isso, de acordo com o filósofo Zygmunt Bauman, vivencia-se atualmente um período de liberdade ilusória, já que o mundo globalizado não só possibilitou novas formas de integração com o conhecimento, mas também abriu portas para a alienação e manipulação semelhantes vistas em “1984”.
                          Fica notório, portanto, que medidas são necessárias para combater o impasse. Em parceria com o Ministério da Educação, diretores de órgãos públicos e privados devem mapear as regiões com o maior índice de baixo rendimento escolar, que juntamente com os publicitários, criariam, por meio de um programa, uma campanha de conscientização da importância do estímulo a outras formas recreativas e educacionais voltadas principalmente aos jovens, visando à redução ao uso excessivo da internet. Desse modo, tem-se uma sociedade mais compenetrada e compartilhada de boas práticas.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!