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Internet e o emburrecimento da sociedade

Em “Queda Livre”, episódio da série Black Mirror, a sociedade é guiada por um sistema de avaliação online, cujos contatos dessa rede social fazem a avaliação e controlam o nível social de cada um, tornando a população padronizada. Não tão distante dessa ficção, hodiernamente, a ascensão do uso da internet tem interferido no desenvolvimento social, de forma que a diminuição do grau de inteligência dos internautas tem causado preocupações. À vista disso, a manipulação de dados, bem como o descuido familiar contribuem para o emburrecimento da população. 


A princípio, convém ressaltar que a manipulação dos dados, através dos algoritmos, reforça a diminuição de QI dos indivíduos. Isso ocorre, porque as redes sociais e sites, controlados pelos detentores das grandes empresas e que padronizam uma visão política e cultural, manejam os conteúdos para agradarem aos internautas e permanecê-los na massificação virtual. Isto posto, o senso crítico, principalmente dos jovens e crianças que estão em formação, fica limitado e tendencioso, não conseguindo distinguir o que é necessário para cada um, particularmente. Dessa forma, a maiêutica socrática fica omissa e não produz o verdadeiro conhecimento, e a sociedade vai desprovendo de inteligência.


Outrossim, segundo o Sociólogo Georg Simmel em sua teoria “Tempos Nervosos”, a modernidade alterou o ritmo da sociedade, de modo que a dinâmica de trabalho diminui as relações pessoais. Diante disso, as interações familiares também foram abaladas pelo aceleramento da realidade, de modo que os pais de crianças e jovens fazem o uso da internet para entreter e ensinar os seus filhos, a ponto de afrouxar as ligações. Haja vista que o desenvolvimento emocional e linguístico é construído no lar, o progresso do indivíduo é limitado, além de causar o regresso na concentração e aprendizagem. Portanto, é preciso mudar essa realidade para que o nível intelectual das pessoas não seja dificultoso.


Infere-se, portanto, que a utilização exacerbada da internet é diretamente proporcional à ignorância dos indivíduos. Destarte, cabe aos responsáveis das crianças e adolescentes a gerenciar o tempo, através de cronogramas, que separem um momento maior para dar atenção aos seus filhos e auxiliá-los no uso da internet, a fim de que esse meio seja usado para evolução psicossocial. Ademais, é preciso que as escolas promovam palestras e debates, por meio de professores de filosofia e sociologia que abordem temas diversos e educação digital, para que o sendo crítico seja alcançado e, por conseguinte, a manipulação virtual diminuída.

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