O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Internet e o emburrecimento da sociedade

"A televisão me deixou burro, burro demais..." A música é da banda brasileira Titãs, e mostra o impacto que a programação televisiva causava nas pessoas por meio da alienação. No entanto, com a chegada da internet e aparelhos eletrônicos, essa consequência foi transferida a esses novos meios de entretenimento, quando não são usados de maneira correta. Com isso, é preciso que estratégias sejam criadas para impedir o emburrecimento da sociedade pela internet, portanto é necessário uma remodelação dos projetos sociais, midiáticos e educacionais.


Primeiramente, evidencia-se que a má influência midiática, na vida dos usuários de internet, é um grande fator responsável pelo emburrecimento da sociedade. No que concerne a esse contexto, o sociólogo Pierre Bordieu defende que aquilo que foi criado para ser usado como instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nessa perspectiva, pode-se observar que a mídia, em vez de ser uma facilitadora para aumentar a capacidade intelectual de seus usários, muitas vezes ela afeta a capacidade de aprendizado, principalmente por sua facilidade de informação e pesquisa.


Além disso, vale ressaltar que aproximadamente 90% das crianças e adolescentes são usuários da internet, segundo dados da TIC Kids Online Brasil, esses dados mostram que a maioria do usuários em risco de obter consequências negativas causadas pela internet são crianças e adolescentes. Com isso, Kant defende que o ser humano é resultado da educação que teve. No que tange ao emburrecimento da sociedade causado pela internet percebe-se a forte influência de uma lacuna educacional, pois a escola não tem cumprido seu papel de alertar e mostrar aos alunos a maneira correta de usar a internet, e a seu favor.


Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Portanto, é preciso que o Ministério de Educação, trabalhe junto à Escola em sinergia com a Família, com desígnio a alterar esse cenário do emburrecimento da sociedade causado pela internet, principalmente na vida de crianças e adolesecentes. Para tanto, o MEC, deve promover para alunos de todas as idades, palestras que mostrem a maneira correta de usar a internet e como usá-la a seu favor, de forma a aumentar a sua capacidade intelectual e aprendizado. Tais palestras deverão ser abertas aos familiares dos alunos para que as famílias se torne uma forma de monitoramento do uso da internet de crianças e adolescentes. Com isso, espera-se que a internet não torne as pessoas burras, assim como a televisão tornou, na música da banda Titãs. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!