O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Internet e o emburrecimento da sociedade

Segundo o historiador britânico Arnold Toynbee, “tornamo-nos deuses da tecnologia, mas permanecemos macacos na vida”. Nesse sentido, o emburrecimento da sociedade no século XXI é um dos efeitos negativos do avanço tecnológico e o advento da internet. Assim, o fluxo incontrolável de informação e o uso exagerado da rede digital são os principais causadores desse problema.



Em primeiro lugar, a constante maré de novas informações proporcionada pela rede digital, que prejudica a capacidade de foco da população, é espelho da sociedade moderna. De acordo com o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, a Modernidade Líquida é caracterizada pela instabilidade das relações sociais, que se traduz para todos os aspectos da sociedade, incluindo o meio digital. Nesse sentido, o emburrecimento da sociedade é consequência direta da inconsistência da modernidade.  



Em uma segunda análise, crianças e adolescentes são mais suscetíveis aos malefícios do uso exacerbado da internet. Em sua obra “A Fábrica de Cretinos Digitais”, o neurocientista Michel Desmurget conclui que o uso de dispositivos digitais afeta significativamente crianças e adolescentes, prejudicando seu desenvolvimento cognitivo. Assim, as novas gerações são afetadas negativamente com a tecnologia. 



Infere-se, portanto, a necessidade da discussão sobre o emburrecimento da população provocado pela internet. Dessa forma, é dever do Ministério da Educação incentivar o uso disciplinado da internet e o interesse em atividades não-virtuais em crianças e adolescentes. Isso pode ser realizado por meio da implementação de oficinas educacionais que visem a prática de atividades intelectuais e/ou recreativas — como esportes e artes —  a fim de estimular o intelecto dos alunos e proporcionar uma geração mais saudável e inteligente. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!