O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Internet e o emburrecimento da sociedade

Embora a internet possibilite a manutenção da conquista democrática dos meios de comunicação global, percebe-se que, na realidade cibernética, os usuários dessa plataforma refletem uma realidade negativa de engrandecimento intelectual. Nesse sentido, essa problemática é diretamente relacionada às ofertas demasiadas de conteúdos triviais e à efemeridade inerente do meio.


É relevante abordar, primeiramente, que a saturação de pautas banais nas redes sociais é fator determinante para estagnação do aprendizado na internet. De maneira análoga, essa realidade já havia sido contemplada no período helenístico, em que o filósofo Platão, no “mito da caverna”, estabeleceu a alienação social perante ao verdadeiro conhecimento. Essa tese, aplicada ao mundo virtual, reflete a valorização exagerada frente aos temas de grande relevância sociocultural, que prejudica a aquisição do saber.


Paralelo a isso, vale também ressaltar que a dinâmica proposta da internet contribui para a superficialidade do ambiente e, consequentemente, dos usuários. Sob essa ótica, o sociólogo Bauman relata a liquidez da sociedade do século XXI, perceptível nas relações e informações do habitat humano. Esse pensamento, analisado na perspectiva digital, retrata a ausência da consolidação informativa nas redes sociais, visto que o funcionamento está baseado na constante renovação de publicações dos usuários, em que o aprofundamento torna-se irrelevante.


Portanto, pode-se perceber que o debate acerca do empobrecimento intelectual na internet é imprescindível para promover soluções quanto ao tema. Logo, é imperativo que o Governo Federal incentive os divulgadores científicos da internet, por meio da disponibilização de visibilidade nacional, como propagandas estatais em veículos de comunicação, para que a população brasileira tenha conhecimento da relevância temática. Além disso, compete às redes sociais o enaltecimento de debates das problemáticas vigentes na sociedade, como o racismo e o sexismo, a fim de agregar informação. Feito isso, espera-se a melhoria do ambiente virtual.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!