ENTRAR NA PLATAFORMA
Iniciativas para que o esporte seja uma ferramenta de inclusão social

Promulgada pela Organização das Nações Unidas em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos, sem qualquer distinção, o direito à educação, saúde e ao bem-estar social. No entanto, os projetos voltados ao esporte, nem sempre são de acesso universal, o que impossibilita que uma parcela da população desfrute desse direito na prática. Em síntese, o esporte é uma ferramenta de inclusão social, por trazer consigo melhorias na educação e saúde. Portanto, convém analisar as principais causas dessa postura negligente da sociedade.


Inquestionavelmente, a educação é o principal fator para o desenvolvimento de um país. No entanto, faltam medidas efetivas por parte das autoridades competentes para que o cenário brasileiro seja alterado. Dessa maneira, mesmo conhecendo os benefícios do esporte em comunidades e escolas carentes, por trabalhar com disciplina, respeito às regras e ao próximo, faltam ações com intuito de inserir os jovens no esporte, essa carência se deve geralmente por falta de assistência financeira do governo.


Faz-se necessário salientar que a atividade física é benéfica tanto física quanto emocionalmente, com o esporte, teremos uma sociedade com hábitos saudáveis. Entretanto, no Ministério do Esporte, criado em 2003, há projetos esportivos em comunidades, porém, pela falta de fiscalização, com o tempo eles caem no esquecimento e não são utilizados, o que leva ao gasto desnecessários em projetos parados, enquanto outros estão inertes pela ausência de verba.


Diante dos fatos citados, medidas são indispensáveis para solução do problema, é necessário que o governo juntamente com o Ministério da Educação e do Esporte, financie projetos educacionais e esportivos nas escolas e comunidades, com ampla divulgação midiática, visando melhorias sociais. Nesse sentido, tal medida tem o intuito de diagnosticar as carências em cada ambiente para erradicação da problemática e, dessa forma, garantir o direito a práticas esportivas e de saúde previstos na Constituição.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde