O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Iniciativas para que o esporte seja uma ferramenta de inclusão social

O filme Um Sonho Possível, lançado em 2010, retrata a vida de Michael Oher, um jovem negro, filho de mãe viciada e sem lugar para morar, que encontra no esporte uma possibilidade de mudar de vida e, por fim, acaba se tornando um famoso jogador de futebol americano. Nesse contexto, o esporte mostra ser um importante aliado na busca da integração social, principalmente no Brasil, onde a desigualdade alcançou níveis alarmantes.

Assim, trazendo a tona o questionário que Mary Midgley, importante filosofa britânica, proferiu ao perguntar: "O que faríamos sem uma cultura?", torna-se evidente que o aclamado "País do futebol" em que vivemos, onde a população com condições de vida precárias prevalece, coloca o investimento na área esportiva em segundo plano. Em vista disso, grandes clubes futebolísticos recebem seu devido investimento enquanto que, comunidades carentes e escolas públicas, com um grande potencial de encontrar talentos esportivos, não recebem a atenção necessária do governo.

Outrossim, sabe-se que, além de abrir portas, o esporte é um grande construtor moral para crianças e adolescentes, visto que nas práticas esportivas, o respeito ao próximo, o cumprimento de regras e, também, o trabalho em equipe, são trabalhados de modo inconsciente e didático. Por conseguinte, não só pode oferecer uma possibilidade de carreira para as crianças, como também, traz a tona valores morais que são necessários para o convívio harmônico na sociedade.

É evidente, portanto, a importância do esporte para as crianças e adolescentes, ainda mais quando se trata de indivíduos com vulnerabilidade social. Destarte, o Ministério das Cidades deve implantar, em comunidades carentes, centros de formação esportiva, que ofereçam aulas de futebol e atletismo para crianças e adolescentes, visando promover esperança e segurança, tirando os jovens das ruas e colocando-os em um ambiente saudável. Por fim, assim como no filme Um sonho Possível, não só o esporte, como também a educação foi essencial para o sucesso do protagonista. Logo, o Ministério da Educação deve fomentar, nas escolas, dinâmicas e apresentações ministradas por educadores físicos e sociólogos, afim de mostrar a importância da prática esportiva para manter a saúde e promover um equilíbrio social.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!