O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Indígenas brasileiros na contemporaneidade

Muito se debate hoje, em relação aos indígenas brasileiros. Fazendo-se uma síntese com a história do Brasil, nota-se que desde o descobrimento do país pelos portugueses, os índios perderam terras e direitos até a atualidade. É válido salientar que na contemporaneidade houveram prós e contras, como exemplos: ações afirmativas nas instituições federais, invasão das terras por garimpeiros e posseiros e agressão contra a cultura e costumes.
Pode-se mencionar, por exemplo, as ações afirmativas das faculdades públicas. A Universidade Federal de Santa Maria no estado do Rio Grande do Sul, através da reitoria de assuntos estudantis, disponibiliza uma casa para os estudantes indígenas com baixa renda, na qual se preserva a identidade dessa etnia e permite o acesso a educação de qualidade.
Outrossim, são as agressões a cultura e costumes tribais. Segundo a sociologia, os indivíduos desde o nascimento são influenciados pelos costumes e hábitos de sua sociedade. O fato social, escrito pelo filósofo e psicólogo Émille Durkhein explicita o citado anteriormente; no qual o indivíduo age e pensa coletivamente, dotada de exterioridade, coercitividade e generalidade. Seguindo essa linha de raciocínio, as tradições e a forma de ser no mundo de cada grupo são passadas de geração para geração. Entretanto, é viável lembrar o desrespeito e o assassinato de um índio em Brasília, no qual foi carbonizado em uma praça por jovens.
Levando-se em conta o que foi abordado, é mister dizer que cabe ao Estado através dos três Poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário zelar pela segurança de todos, sendo que de acordo com o filósofo prussiano Immanuel Kantt, ´´ O direito não é um hipotético dedutivo e sim categórico ``, cabendo ao Governo a segurança e o respeito para com as manifestações culturais de todos os grupos. Faz-se também necessário, que o Poder Legislativo elabore lei mais concretas dos territórios indígenas e o Executivo as sancione, para ser respeitado o território dessa etnia. Por fim, é necessário que os professores juntamente com a coordenação escolar, apresente aos alunos e pais a cultura indígena, valorizando-a e mostrando as peculiaridades desse magnífico povo brasileiro.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!