O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Indígenas brasileiros na contemporaneidade

Os índios possuem uma representação fundamental na história do Brasil. O processo de colonização portuguesa os prejudicou em larga escala, mas a Constituição de 1988 elaborou leis que garantiram seus direitos. Entretanto, a realidade é oposta: os grupos têm sofrido discriminação pela sociedade, e estão sendo cada vez mais ameaçados devido à conflitos políticos.
Desde o princípio, a cultura indígena é apresentada às crianças. As escolas e os desenhos animados procuram criar uma imagem favorável, demonstrando sua importância no processo histórico de formação do país. Porém o preconceito ainda é presente no cotidiano, e os índios são vistos de modo pejorativo. O resultado é a dificuldade de aceitação e adaptação longe de suas tribos.
Além disso, as dificuldades enfrentadas também são refletidas em questões que envolvem o Estado. Projetos apresentados defendem o uso das terras para fins lucrativos, contrariando a proposta constitucional que assegura a utilização pelos povos indígenas. Essa ameaça apenas reforça que os ideais contemporâneos são prioritários e opostos aos construídos culturalmente.
Torna-se evidente, portanto, que medidas são necessárias para resolver o impasse. Nesse contexto, os cidadãos devem repudiar a inferiorização por meio de debates na mídia, sendo capazes de desconstruir essa visão preconceituosa. Ademais, o Ministério da Educação deve implementar nas instituições de ensino palestras e trabalhos que visem o conhecimento sobre a cultura indígena e sua importância para a identidade nacional. Assim, será possível transmitir informação, ampliando a luta pela defesa de seus direitos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!