O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Indígenas brasileiros na contemporaneidade

Na obra "Iracema", um romance histórico-indígena do escritor José de Alencar pertencente a Primeira Geração do Romantismo , criou-se uma imagem do índio herói , a fim de associá-lo a construção de um sentimento nacionalista do Brasil. No entanto, tal imagem é superficial e ,em verdade, foi consolidada apenas no plano literário e não no âmbito social ,visto que o índio, uma vez despido de voz e terra, ainda é marginalizado e esquecido no nosso país.
Primeiramente, o reflexo histórico contribui para que os índios perdessem seu espaço e fosse subjugados pelo uso da violência. Desde a colonização no século XVI, a imposição dos portugueses sobre os nativos se deu pela opressão: exploração da natureza pra fins comerciais, sobreposição do catolicismo sobre as religiões já existentes e imposição da língua portuguesa. É necessário encarar também o fato de que os brasileiros do século XXI, ainda pensam como os colonizadores quando subjuga a cultura indígena, considerando-os selvagens e bárbaros. Essas ações acarretaram no contínuo extermínio de sua cultura, criando uma visão estereotipada e folclórica desse grupo.
A questão cultural não é, contudo, a única adversidade. A luta pelo território tornou-se um problema pelas relações de poder, uma vez que a bancada ruralista vem tomando terras indígenas para alocar sua atividade comercial. Vê-se , como exemplo, a tribo Guarani-Kaiowá, que é um dos inúmeros exemplos de tribos dese grupo étnico que perderam parte das terras e ainda realizam trabalho escravo nos latifúndios dos ruralistas como tentativa de sobrevivência. Tal fato, contraria os Direitos Constitucionais que garantem ao índio a posse de terra e evidencia que os interesses de bancada se sobrepõem aos direitos de proteção as tribos.
A valorização do índio é,portanto, imprescindível para alterar o cenário vigente. Para reverter os pré-conceitos sobre os nativos,a mídia, fazendo uso do seu impacto persuasivo pode trabalhar com campanhas de conscientização, em parceria com a FUNAI, a fim de trazer conhecimento e informação ao público. É necessário que o Governo impeça a agricultura e agropecuária de avançar para as terras, garantindo a vida e sustento desse povo. Assim, os brasileiros sanarão a dívida dos colonizadores, e garantirão aos índios, o seu verdadeiro espaço,além de evitar a falsa construção de uma sociedade que só valoriza esses povos na Literatura.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!