O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Indígenas brasileiros na contemporaneidade

É indubitável a importância dos índios na construção da história e da identidade brasileira. No entanto, desde a chegada dos portugueses em 1500 até os dias atuais, os direitos e costumes desse povo estão sendo cada vez menos valorizados.
A ideia de um índio romantizado pela literatura brasileira do século XIX foi deixada de lado, dando lugar a história de um povo que pouco a pouco perde o seu espaço na sociedade brasileira. Pois, apesar da intenção do governo de proteger as terras indígenas, o agronegócio vem crescendo cada vez mais, e as terras que são ocupadas pelos índios estão sendo tomadas com a finalidade de expandir o mercado e aumentar a economia do país. Sem contar com o genocídio étnico/cultural, no qual as tradições indígenas estão sendo perdidas ao longo do tempo.
Além disso, o número de índios no Brasil vem diminuindo cada vez mais. Além do genocídio que houve durante a ocupação colonial, atualmente centenas de índios são assassinados, sendo muitos desses mortos em conflitos por terras. Sem contar com o fato de que, por conta do uso de agrotóxicos e outras substancias muitos acabam morrendo.
Sendo assim medidas devem ser tomadas para resolver esse impasse. Para Pitágoras, deve-se educar as crianças e assim não precisará punir os adultos. Nesse caso, a escola deve promover discussões sobre a importância de preservar a cultura indígena no país, assim com esse pensamento a futura geração ajudará na preservação desse povo. Além do Estado, deve reforçar as leis de proteção das terras, não permitindo que sejam ocupadas,e em conjunto com ONGs promover feiras culturais e de artesanato com o objetivo de prolongar a cultura indígena.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!