O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Indígenas brasileiros na contemporaneidade

Atualidade atemporal
O importante não é viver, mas viver bem0000 Segundo Platão, a qualidade de vida tem tamanha importância de modo que ultrapassa a da própria existência. Entretanto, no Brasil, essa não é uma realidade para indígenas, que sofrem ameaças, risco de perda de direitos agrários e pressão de latifundiários0000 O governo federal que, ao invés de agir para tentar aproximar a realidade descrita por Platão da vivenciada por esses indivíduos, corrobora com a atual situação.
Deste modo, existe no Brasil, cerca de mais de 350 etnias vivendo em território nacional, grande parte deste número luta pela demarcação e proteção de terras á favor de sua familia e comunidade0000 De acordo com Sthepen Barnes, professor em uma universidade de Brasília, os indígenas são preteridos na relação com empresários e donos de terra, que buscam o retrocesso dos seus direitos, pois existe uma proporção no legislativo brasileiro á favor deste seletivo grupo. O que distancia ainda mas a realidade descrita por Platão da vivenciada por indígenas.
Além disso, uma de suas inúmeras aflições é o chamado: marco temporal, ideia surgida no julgamento pelo Supremo Tribunal Federal(STF) em relação à reserva raposa do sol, preconizando que indígenas só teriam direito á terras que ocupavam no ano de 1988, momento da promulgação da constituição0000 Porém, neste contexto, as comunidades indígenas já sofriam violência e expulsão de suas terras, o que torna inviável a aproximação com a realidade caracterizada por Platão.
Fica evidente, portanto, que a questão indígena no Brasil contemporâneo precisa ser combatida. Cabe ao Poder Legislativo, desenvolver políticas que defendam que os indígenas merecem seu lugar específico e reservado0000 E ao Governo Federal, estipular leis que melhorem as condições das áreas de saúde e educação, que possam atender as necessidades desses indivíduos, Assim a sociedade poderá garantir que paradigmas antigos possam ser ultrapassados.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!