O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Indígenas brasileiros na contemporaneidade

A importância do índio para a formação da identidade nacional é de grande valor, visto que a cultura brasileira tem traços indígenas que marcam desde a alimentação até a onomástica do país, uma vez que é comum utilizar-se de nomes de origem indígena para nomear pessoas e lugares. Apesar de sua influência cultural e histórica, o reconhecimento dado aos indígenas é mínimo, visto que estes têm seus direitos negligenciados.
A respeito da negligência sofrida pelos índios, toma-se como exemplo os conflitos com latifundiários e madeireiros, que frequentemente invadem terras indígenas na busca de ampliar suas fronteiras agrícolas, e apesar dos índios resistirem às invasões, são massacradas por não possuírem o mesmo poder bélico dos invasores.
Nesse sentido, ao ver seu espaço sendo desrespeitado e correndo risco de vida, muitos indígenas se veem obrigados a migrar para os centros urbanos, motivo pelo qual o número desses em aldeias reduziu para 0,25%, de acordo com a Funai. Essa migração tem impactos negativos devido a grande marginalização sofrida pelos índios, que por falta de qualificação profissional, acabam em empregos informais e, muitas vezes, ilegais.
Para que os índios recebam mais atenção e respeito na sociedade, é necessário que esta seja saiba de sua importância. O Ministério da Educação deve inserir no currículo mínimo de ensino a história indígena, para que a mesma seja conhecida e respeitada pela população. Ademais, o Ministério da Cultura pode atuar como financiador de peças teatrais e produções cinematográficas que retratem a cultura indígena, levando ao público mais conhecimento. Além disso, para diminuir a marginalização do indígena no cenário urbano, os Governos Estaduais devem oferecer ao índio cursos profissionalizantes para que se possa sair da informalidade, conquistando melhores condições de trabalho e qualidade de vida.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!