O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Indígenas brasileiros na contemporaneidade

A população indígena hoje representa apenas 0,4% da população brasileira, segundo a Fundação Nacional do Índio (FUNAI). Esse percentual está comprometido devido a grandes problemas que os índios estão enfrentando ultimamente, como opressões por parte de agropecuários e mineradores por questões territoriais.
O domínio sobre os nativos vem desde a colonização do Brasil, ou seja, desde o primeiro contato deles com o homem branco já uma crescente estigmatização, o que em 1.500 gerou vários homicídios de todas as formas e hoje, infelizmente, está gerando conflitos que ainda causam mortes. Esse conflito territorial é resultado de uma ganância por parte de alguns latifundiários e garimpeiros, dada em nome de um progresso em razão do acumulo de capital e não recebeu o apoio do governo que revogou o decreto de abrir a região entre Pará e Amapá, que é uma reserva da Amazônia, para a exploração de mineradoras. Tendo em vista isso, é importante lembrar que caso não fosse anulado, a mineração não iria se fixar apenas nessa área que seria aberta, sabendo que há mais ouros nas regiões em volta, parte dos garimpeiros iriam a busca de minérios derrubando até aldeias se preciso fosse, como é o que está acontecendo, alguns fazendeiros em busca de mais terras combatem com índios para expulsá-los de terras que foram dadas e garantidas por lei aos nativos, mas para impedir as invasões é preciso garanti-los.
Em protesto a demarcação de terras e contra genocídios ambientais e culturais, o cantor de rap Fábio Brazza fez a música "Aiyra Ibi Abá", que significa filho da terra ser humano, e nela se passa uma mensagem do quanto as terras pertencentes aos índios são importantes, como mostra o verso "Minha mãe é minha terra e a mãe não se vende". O problema é que quando dividiram as terras, o povo indígena não ficou com suas terras originais, sendo muitas vezes pequenas e/ou improdutivas não dando para o plantio de sua sobrevivência e se encontram em desespero, vão para áreas urbanas em busca de uma vida melhor.
Problemas que trazem risco a vida dos índios são causados por parte da sociedade, a solução, portanto, deve partir da mesma em conjunto com o governo, a solução não é criar áreas de exploração, mas sim evitar que os índios sejam explorados, criando amparos oficiais e legais, como o aumento de seguranças para a proteção das terras e é preciso uma atitude mínima de respeito por parte da sociedade, visando a preservação desses povos que são importantes para a cultura brasileira.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!