O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Indígenas brasileiros na contemporaneidade

É indubitável que o Brasil é um pais miscigenado, porém os nativos do país são tratados com descaso e vivem a margem da sociedade: os indígenas. Representado apenas 0,4% da população canarinha, esses sofreram desde a época colonial onde se tornaram escravos e em seguida foram perseguidos pelos bandeirantes.
Contudo, não foi somente naquela época. Guerras por terra entre índios e garimpeiros, madeireiros ou grandes pecuaristas é hodierno, consequentemente levando a uma baixa no numero de nativos, que segundo o IBGE, inicialmente havia 5 milhões de índios, e atualmente não passam de 850 mil. O resultado desse conflito histórico que parece ser uma doença crônica do Brasil causa uma desvalorização que é cultural, social e ambiental.
Além disso, as constantes torturas, dores e ameaças que são cobertas pela mídia nacional não é solucionada pelas poucas fundações dirigidas a eles, como FUNAI e Cimi, o que causa uma depreciação ascendente. Somando aos fatores supracitados, as pequenas reservas destinadas a esses grupos também geram conflitos internos e a dificuldade em conseguir atendimento em centros de saúde ou mesmo alcançar um são outros problemas da comunidade indígena.
A sociedade brasileira, com os holofotes para outros problemas e meios de alienação esquece-se da guerra que acontece, como no Mato Grosso do Sul que possui maior população indígena e maior registro de morte também levando a extinção de culturas, línguas, pessoas. Nesse contexto, é imprescindível que políticas públicas mais eficazes sejam realizadas, com uma participação social capaz de retirar os índios da marginalização. De acordo com Immanuel Kant, ?o ser humano é aquilo que a educação faz dele?, por tanto, é necessário que os setores de educação ampliem o sistema para que todos tenha acesso a mesma educação e oportunidades e que aqueles que não participam da comunidade apresentem respeito, e que haja uma maior fiscalização e apoio em guerras por terra em prol dos aborígenes, incluindo a entrega de maiores reservas e parcerias entre eles e a indústria interessada evitando maiores conflitos, então caminharemos para um futuro onde os índios fazem parte do Brasil e não só em livros de historia.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!