O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Indígenas brasileiros na contemporaneidade

´´Donos do Brasil´´
´´Pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas´´. É assim que Pero Vaz de Caminha descreve os índios em sua carta de 1500 para o monarca D. Manuel I e essa descrição é muito feita ainda hoje em dia, porém o índio é mais que um homem nu. Ele é miscigenação, cultura, identidade e a constituição de 1988 criou uma legislação que pudesse garantir os seus direitos. Percebe-se que há uma visão reducionista e limitada , é preciso mudar essa visão e atual situação desse povo.
Segundo a FUNAI ( Fundação Nacional do Índio) os índios são divididos em três grupos: os ´´isolados, em via de integração e integrados´´ e o nativo adquire capacidade civil quando está integrado à sociedade, desse modo é evidente que aqueles que estão isolados são excluídos. O desmatamento e a ausência de recursos levam estes os índios a migrarem para áreas urbanas, além disso a falta de saneamento básico e a saúde precária colaboram para o crescimento da vulnerabilidade que estão expostos.
As terras indígenas não são apenas um espaço físico, mas sim um lugar que permite praticar seus hábitos e costumes e a sobrevivência cultural. A preservação dessas terras será benéfica para toda a sociedade, visto que ocorrerá conservação ambiental devido à suspensão de desmatamento. Os índios ajudaram e ajudam a compor a identidade nacional, é importante ressaltar que a culinária, a língua e costumes indígenas ainda estão presentes na sociedade atualmente.
Desse modo, é evidente que os índios ainda fazem parte de uma exclusão social, a qual deve ser mudada. O Ministério da Saúde deve estar atento à questão de saúde indígena, o governo deve acelerar os processos de demarcação indígena, pois as terras são essenciais para eles e também deve criar incentivos fiscais em todas as regiões do Brasil. A legislação pode ser ampliada com punições para aqueles que forem preconceituosos e desrespeitarem esse povo, afinal eles são os primeiros ´´donos´´ do país.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!