O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Inclusão de autistas no Brasil

     Na série "Atypical" é retratado pautas pertinentes sobre a vida de um adolescente diagnosticado com "TEA" ou Transtorno do Espectro Autista. Com isso, fora da ficção, a realidade de autistas no Brasil configura um cenário de exclusão. Dessa maneira, tal panorama adverso se deve ao preconceito da sociedade civil e à falta de atenção básica dos serviços governamentais.


      De fato, pela falta parcial ou total de interação social entre os autistas, a convivência com eles torna-se diferenciada, porém não justifica as ofensas preconceituosas praticadas pela sociedade. Nesse viés, quando o apresentador brasileiro Marcos Mion trouxe visibilidade para a causa autista e sua inclusão, muitos brasileiros atacaram seu filho Romeu com "TEA" com comentários preconceituosos. Desse modo, com essas atitudes, a inclusão de autistas nos ambientes sociais é dificultada com o obstáculo do preconceito.


      Outrossim, as necessidades do autista são pontuais no que tange o seu acompanhamento. Diante disso, o Artigo 1° da Constituição Brasileira garante a dignidade da pessoa humana, ao passo que o Governo atenda suas deficiências básicas. Contudo, muitos pais se deparam com entraves no tratamento dos filhos autistas com escolas sem uma atuação especializada, além da escassez de profissionais da saúde aptos a lidar com indivíduos portadores do transtorno na rede pública.


      Portanto, com o fito de maximizar a inclusão de jovens autistas, como no seriado norte americano, cabe às instituições formadoras de opinião potencializar reflexões sobre o impacto de ofensas preconceituosas na vida do autista e sua família, mediante conversas domésticas e escolares as quais instiguem a empatia. Ademais, cumpre ao Governo Federal desenvolver, junto com empresas privadas, por meio de planos orçamentários, a implementação de profissionais como fonoaudiólogos e psicoterapeutas no sistema básico de saúde, para atender as necessidades de autistas brasileiros e assim incluí-los.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!