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Redação sobre Inclusão de autistas no Brasil - 20220820512833

Na série original Netflix, “The Good Doctor: O Bom Doutor”, lançada em 2017, é retratada a história de Shaun Murphy, um médico-cirurgião que possui autismo e devido a isso sofre bastante preconceito durante a faculdade, no hospital que trabalha e até mesmo em casa. Porém, com todas as adversidades, o jovem Shaun, após muito esforço acaba obtendo cada vez mais respeito. Fora da ficção, é nímia a improbabilidade de uma situação semelhante. Diversos fatores explicitam a falha na inclusão de autistas no Brasil, tais como: o preconceito demasiado e a desqualificação dos profissionais na educação de portadores do autismo. Em primeiro plano, é necessário entender que o preconceito, explícito ou velado, contribui arduamente com esse cenário de exclusão dos autistas no Brasil. Seguramente, quando falta informação de clareza e veracidade inquestionável, sobra preconceito. Segundo 55,1% dos participantes da pesquisa realizada pelo Instituto de Educação e Análise do Comportamento — IEAC —, revelaram que tiveram dificuldades para conseguir obter informações seguras quando receberam o diagnóstico de autismo de seus filhos. Sem dúvida alguma, a desinformação fortalece o pensamento retrógrado e preconceituoso, resultando em uma maior dificuldade de socialização dos portadores do autismo — que por sinal já é uma das dificuldades —. Outrossim, a desqualificação dos educadores profissionais em relação aos possuintes do TEA (Transtorno do Espectro Autista) é um problema grave e pouco debatido no Brasil. Embora existam cerca de 2 milhões de diagnósticos do TEA no Brasil, a falta de informação é realidade e o efeito pode ser observado sendo refletido na qualidade de ensino de crianças autistas. Segundo dados do IEAC, cerca de 55,1% de crianças autistas já sofreram preconceitos na escola, inclusive pelos professores, que muitas vezes velam o preconceito argumentando falta de preparo para os alunos que possuem esse transtorno. Portanto, medidas devem ser tomadas, a fim de diminuir o preconceito e as dificuldades sofridas por autistas no Brasil, as quais impossibilitam a inclusão desses. Para tanto, o Ministério da Educação juntamente às mídias sociais e/ou emissoras televisivas, deve promover ações de merchandising social, por meio de palestras realizadas em escolas e até nas redes sociais, filmes ou telenovelas de temas que retratem a situação de preconceito com portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) , com o fito de combater esse prejulgamento. Assim, mantendo informada grande parte da população sobre a real situação dos autistas.  
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Redação - 20220413811178

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação. No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se justamente o contrário, quanto à questão da inclusão de autistas no Brasil. Nesse contexto, torna-se evidente a má influência midiática e a falta de investimentos,como pilares fundamentais da chaga. Em primeira análise, a má influência midiática mostra-se como um dos desafios à resolução do problema. Conforme Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertida em mecanismo de opressão. Nessa perspectiva, pode-se observar que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população, influencia na consolidação do problema. Além disso, outra dificuldade enfrentada é a questão da falta de investimentos. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, a taxa de investimento no Brasil, somando setores público e privado, está no seu menor nível dos últimos 50 anos. No entanto, para agir sobre problemas coletivos, como a questão da inclusão dos autistas, é preciso investimento massivo. Como há uma lacuna financeira no que tange ao problema, sua erradicação tem sido complicada. Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Dessa forma, o Ministério Público Federal e o Tribunal de Contas da União devem fiscalizar o destino dos investimentos brasileiros, a fim de remanejá-los para aumentar a inclusão dos autistas, e que tal destinação seja coerente com a realidade brasileira, estes órgãos podem criar consultas públicas, nas quais a população interaja e aponte questões. A partir dessas ações, espera-se promover a construção de um Brasil melhor.

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