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Redação sobre Inclusão de autistas no Brasil - 20220820417616

Na série americana “The Good doctor”, o médico Shaun Murphy, pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sofre preconceito diariamente por ser considerado incapaz de realizar suas atividades. De forma símile, no mundo não-ficcional, a inclusão de brasileiros com autismo na sociedade apresenta impasses para sua efetivação. Nessa vertente, esses empecilhos se promovem pela falta de informação e, até mesmo, pela ineficiência estatal na promoção de uma educação adequado para eles. Em primazia, o desconhecimento acerca o transtorno aumento os julgamentos. À guisa de Platão, filósofo grego, o ser humano está aprisionado com seus conceitos vistos como imutáveis e ele deve se libertar para encontrar o verdadeiro conhecimento. Nesse contexto, a ignorância contribui para a exclusão deles do convívio social e, assim, deturpa o ideal constitucional de igualdade, uma vez que as pessoas, com tal síndrome, são tratadas de forma diferente. Dessa feita, o aprisionamento mental dos indivíduos impossibilita a inserção do autista. Outrossim, a estrutura pedagógica brasileira possui falhas que inibem a adaptação de crianças atípica. Conforme, Jacques Lacan, psicanalista francês, em sua teoria Estágio do Espelho, afirma que as crianças constroem sua personalidade a partir de outras pessoas. Sendo assim, essa realidade espelhada – em diversas vezes – é negativa nelas, dado que a limitação dos professores compromete o desenvolvimento das capacidades interativas no meio social. Além disso, ainda que exista legislação que garanta a matrícula e a permanência deles na escola, o ambiente físico e as atividades não são preparadas para ser integrador. Por conseguinte, o âmbito educacional não está preparado para lidar com o TEA. Infere-se, portanto, que a inclusão de autismo no Brasil apresenta obstáculos. Logo, o MEC, em conjunto com os meios midiáticos, deve retratar, por meio de campanhas publicitárias e de documentários, nas redes socias e televisão, o cotidiano de pessoas com TEA, para mostrar os comportamentos e sintomas, a fim de induzir o respeito e elevar o número de indivíduos diagnosticados precocemente. Ademais, os professores devem ser incentivados pelo Governo Federal a fazer cursos de extensão, com o intuito de ajuda-los a lidar com essas crianças atípicas. Dessa maneira, que a opressão sofrida pelo Shaun possa ser mitigada e que a entrada dos autistas na sociedade seja eficaz.
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Redação - 20220413811178

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação. No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se justamente o contrário, quanto à questão da inclusão de autistas no Brasil. Nesse contexto, torna-se evidente a má influência midiática e a falta de investimentos,como pilares fundamentais da chaga. Em primeira análise, a má influência midiática mostra-se como um dos desafios à resolução do problema. Conforme Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertida em mecanismo de opressão. Nessa perspectiva, pode-se observar que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população, influencia na consolidação do problema. Além disso, outra dificuldade enfrentada é a questão da falta de investimentos. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, a taxa de investimento no Brasil, somando setores público e privado, está no seu menor nível dos últimos 50 anos. No entanto, para agir sobre problemas coletivos, como a questão da inclusão dos autistas, é preciso investimento massivo. Como há uma lacuna financeira no que tange ao problema, sua erradicação tem sido complicada. Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Dessa forma, o Ministério Público Federal e o Tribunal de Contas da União devem fiscalizar o destino dos investimentos brasileiros, a fim de remanejá-los para aumentar a inclusão dos autistas, e que tal destinação seja coerente com a realidade brasileira, estes órgãos podem criar consultas públicas, nas quais a população interaja e aponte questões. A partir dessas ações, espera-se promover a construção de um Brasil melhor.

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