O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Inclusão de autistas no Brasil

A série The Good Doctor aborda a temática sobre a inclusão de autistas. O personagem principal, Shaun, é formado em Medicina e enfrenta dificuldades para realizar sua residência em um hospital norte-americano, pois possui autismo. No cenário real, vê-se que há semelhanças presentes na sociedade, devido ao histórico sociocultural brasileiro. E por conta disso, os que apresentam tal divergência sofrem exclusão. Portanto, é imperativo analisar tais questões.


Em primeira análise, é fulcral depreender-se sobre o que foi dito por Gilberto Freyre em seu livro Casa Grande e Senzala, no qual ele afirma que, durante o período colonial, a sociedade criou um padrão a ser seguido e tinha repulsa pelo que destoava do considerado comum. Dessa forma, a discriminação persiste na contemporaneidade. Entretanto, é incoerente que o Brasil, sendo um Estado Democrático, ainda contenha atos preconceituosos em seu território.


Em segunda análise, como consequência da discriminação sofrida or portadores de TEA(transtorno do Espectro Autista), vê-se que estes adquirem dificuldades para realização de atividades como convivência social e comunicação. Tal fato influencia a formação educacional do indivíduo e sua inserção no mercado de trabalho, o que torna-o excluido da sociedade. Destarte, é mister que haja uma reformulação cultural no país afim de mitigar a problemática.


Desta maneira, o Ministério da Educação deve incluir aulas de filosofia e sociologia desde os primeiros anos para que as crianças sejam conscientizados sobre a importâcia da diversidade e porquê devem respeitá-la. É necessário, de igual forma, que o conteúdo seja disponibilizado aos pais dos alunos para que haja reeducação social. Assim, o Brasil tornar-se-á um país mais livre e igual a todos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!