Atenção!

promoção válida por dias horas minutos segundos

Impactos do movimento antivacina à saúde

            Consoante a Constituição Federal de 1988, todos possuem o direito à saúde e compete ao Estado garanti-lo mediante políticas sociais. No entanto, quando se observam os movimentos antivacina, no Brasil, atualmente, nota-se que, em razão da ausência de políticas públicas para o esclarecimento popular, parte significativa do sociedade sofre com os impactos inerentes a essas mobilizações, fato esse que, por sua vez, subverte um direito previsto na Carta Magna brasileira.


            A princípio, cabe pontuar que a inércia governamental, no que tange à implementação de projetos de esclarecimento coletivo, é um dos principais fatores que impulsionam os impactos negativos provenientes dos movimentos antivacina, uma vez que a falta de conhecimento popular acerca do processo de vacinação torna os indivíduos suscetíveis à influência de pseudoinformações difundidas por tais mobilizações. Uma prova disso está em um fato que marcou a história nacional, a Revolta da Vacina, no qual, em virtude da ausência de um esclarecimento coletivo sobre a importância da vacinação e pela influência de inverdades que circulavam à época, grupos de cidadãos se rebelaram contra uma desastrosa campanha de vacinação estatal. Desse modo, depreende-se que há uma necessidade de, por meio de políticas públicas efetivas, mudar essa conjuntura social.


            Além disso, convém frisar que as mobilizações antivacina são responsáveis por uma constante queda da cobertura vacinal no país, realidade essa que está intrinsecamente ligada ao retorno de doenças erradicadas, tais como o sarampo e a poliomielite. Comprova-se isso ao analisar dados publicados pelo Ministério da Saúde, nos quais é possível verificar que, apenas em 2020, foram registrados mais de 7.700 casos de sarampo no Brasil, doença que, no ano de 2016, foi classificada como erradicada em território nacional, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Dessa forma, infere-se que existe uma indispensabilidade de se atenuar esse empecilho que atua em detrimento da garantia da saúde em meio social.


            Logo, a partir dos argumentos mencionados, é imprescindível que o Ministério da Saúde, em conjunto com o Ministério da Educação, crie projetos que visem mitigar essa problemática. Com base nessa premissa, é primordial que – por intermédio de palestras, debates e trabalhos periódicos, com a participação de pais e familiares – ocorra, no ambiente escolar, a implementação de campanhas de esclarecimento social sobre a vacinação, nas quais médicos e especialistas no assunto externem acerca dos impactos negativos de se negligenciar as vacinas e, também, orientem os cidadãos quanto a necessidade de verificar a autenticidade de supostas informações que circulam nas mídias sociais, com o objetivo de atuar os problemas advindos da ascensão de movimentos antivacina. Tudo isso com o propósito de que o tecido social, enfim, possa se beneficiar de um direito constitucional e indispensável à vida – a garantia da saúde.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado