ENTRAR NA PLATAFORMA
Atenção!

promoção válida por dias horas minutos segundos

Impactos do movimento antivacina à saúde

A obra "Capitães da Areia" de Jorge amado, revela, entre outras coisas, a reação da população pobre da Bahia diante da varíola, uma doença que causou medo, traumas e mortes, além de diversas teorias e desconfiança do sistema de saúde e da cura. Fora da ficção, a existência do movimento antivacina ajuda a fomentar a desinformação e decadência de soluções comprovadas cientificamente, afetando, dessa forma, a esfera sanitária, social e educacional. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro.


Em primeiro lugar, vale ressaltar a tecnologia como principal modo de disseminar e desinformar a população, através de notícias falsas, as quais geram ceticismo diante das instituições sanitárias, teorias da conspiração e a não vacinação. De acordo com o site de notícias "UOL", o Sistema Único de Saúde (SUS), oferece cerca de 19 tipos de vacina e imunização contra mais de 40 tipos de doenças. No entanto, tanto as falsas informações quanto a falha de cobertura, conscientização e alcance do sistema em diversas localidades, acarretam na volta de doenças erradicadas, mortes e crimes contra a saúde pública e o bem-estar geral.


Outrossim, o movimento antivacina explora a noção de livre arbítrio como a superioridade das liberdades individuais acima do corpo coletivo, o que questiona a democracia vigente. Segundo o sociólogo Jürgen Habermas, a democracia deliberativa necessita da colaboração de todos para que seja eficáz. Logo, é impossível que o progresso seja alcançado quando movimentos como esse colocam não apenas vidas em risco, mas também a pesquisa, ciência e senso crítico popular, enquanto contribui para a disseminação de doenças e má qualidade de vida, uma vez que essas enfermidades também podem deixar sequelas.


Entende-se, portanto, que o Estado e empresas responsáveis pelas redes sociais mudem a realidade do movimento antivacina. Desse modo, o Tribunal de Contas da União deve destinar recursos para o Ministério da Saúde e Educação e prefeituras locais para realizar, por meio de eventos, palestras e debates públicos e escolares, o alerta para a importância da vacinação e seus benefícios, além de firmar parceria com redes sociais para banir, denunciar ou esclarecer falsas informações sobre o tema. Posto isso, o Brasil será mais justo e igual para todos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado