ENTRAR NA PLATAFORMA
Impactos do Agronegócio na saúde

      A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA CONTEMPORÂNEA OCORREU COM O INCREMENTO DE TECNOLOGIAS ÀS TÉCNICAS ATÉ ENTÃO APLICADAS, VISANDO O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE. HODIERNAMENTE, O AGRONEGÓCIO É O SETOR MAIS PUJANTE DA ECONOMIA NACIONAL, PORÉM TAL AVANÇO É CONTRADITÓRIO DEVIDO AOS IMPACTOS CAUSADOS NA SAÚDE DA POPULAÇÃO. ISSO SE DEVE, SOBRETUDO, AO USO EXCESSIVO DE AGROTÓXICOS E SEU MANUSEIO INCORRETO, COMO TAMBÉM a FALTA DE SUBSÍDIOS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR, O QUE CORROBORA PARA O CENÁRIO EM QUESTÃO.

      A PRINCÍPIO, VALE RESSALTAR COMO O USO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS AFETAM A SAÚDE DOS INDIVÍDUOS. ACERCA DISSO, É SABIDO QUE O BRASIL É UM DOS PAÍSES PIONEIROS NA UTILIZAÇÃO DE VENENOS, SEGUNDO DADOS DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA ALIMENTAÇÃO E AGRICULTURA. NESSA LÓGICA, AS PESSOAS RESPONSÁVEIS PELO MANUSEIO DOS VENENOS DEVEM TER UM CUIDADO EXTRA, POIS ELES SÃO ALTAMENTE TÓXICOS E FACILMENTE ABSORVIDOS PELO ORGANISMO, CASO HAJA O CONTATO COM A PELE E MUCOSAS, CONTUDO O QUE SE VERIFICA É UM GRAU ELEVADO DE CASOS DE INTOXICAÇÃO POR MANUSEIO INCORRETO DESSES PRODUTOS E A NÃO UTILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO. ALÉM DISSO, O USO EXAGERADO DE AGROTÓXICOS ALTERA A QUALIDADE DOS ALIMENTOS, PRINCIPALMENTE DE LEGUMES, O QUE PODE ACARRETAR DIVERSOS TIPOS DE DOENÇAS À POPULAÇÃO.

     CABE, AINDA, DESTACAR QUE A AUSÊNCIA DE SUBSÍDIOS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR AFETA NÃO SÓ A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS, MAS TAMBÉM O MEIO AMBIENTE. COM A ALTA DO AGRONEGÓCIO, A CONCENTRAÇÃO DE TERRAS TORNOU-SE NÍTIDA E COMO CONSEQUÊNCIA, HOUVE A REDUÇÃO DAS ÁREAS OCUPADAS PELA AGRICULTURA FAMILIAR, QUE É RESPONSÁVEL PELA GERAÇÃO DE RENDA E EMPREGO NO CAMPO E AINDA, MELHORA O NÍVEL DE SUSTENTABILIDADE DAS ATIVIDADES NO SETOR AGRÍCOLA. SOB TAL ÓTICA, É NÍTIDO PERCEBER QUE A PRODUÇÃO ORGÂNICA ESTÁ SENDO DEIXADA DE LADO EM FUNÇÃO DA MECANIZAÇÃO DO CAMPO, SENDO QUE SEU AVANÇO JÁ ATINGE BIOMAS COMO O AMAZÔNICO E O CERRADO. LOGO, CHEGA-SE À CONCLUSÃO DE QUE A SUSTENTABILIDADE AINDA É UM DESAFIO PARA O PAÍS.

     DEPREENDE-SE, PORTANTO, A NECESSIDADE DE MEDIDAS QUE RESOLVAM O IMPASSE. PARA TANTO, É IMPERIOSA UMA AÇÃO DO GOVERNO FEDERAL, ALIADO AOS MINISTÉRIOS DA AGRICULTURA E DO MEIO AMBIENTE, QUE DEVE, POR MEIO DE INVESTIMENTOS NAS RESPECTIVAS PASTAS, ELABORAR LEIS MAIS RÍGIDAS QUE COÍBAM O USO EXACERBADO DE AGROTÓXICOS NAS LAVOURAS E PROTEJAM OS BIOMAS AMEAÇADOS PELO AVANÇO DO AGRONEGÓCIO, POR MEIO DA FISCALIZAÇÃO E PUNIÇÃO, CASO NECESSÁRIO, COM O FITO DE DIMINUIR OS IMPACTOS CAUSADOS NA SAÚDE E NO MEIO AMBIENTE E, ASSIM, TAL DESAFIO REVERTER-SE-Á A UMA PRODUÇÃO MAIS SUSTENTÁVEL E HARMÔNICA.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde