ENTRAR NA PLATAFORMA
Impactos do Agronegócio na saúde

O agrotóxico e a população


 


O agrotóxico é um composto químico, físico ou biológico utilizado na flora e na fauna da agropecuária. Ele tem a função de matar pragas e fazer com que a colheita seja mais farta e bonita. Mas, nos dias de hoje, o agrotóxico é acusado de ser um grande problema, pois ele pode causar diversas doenças, incluindo o câncer e a obesidade.


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) foi alertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que, nos últimos anos, o número de atendimentos à pessoas intoxicadas vem crescendo. Em 2015, o número de intoxicações por agrotóxico chegava a 12.797 e o número de mortes, pelo mesmo motivo, a 518. Em 2017, o número de intoxicações subiu para 15.107 e o de mortes caiu para 445.


Essa substância também foi utilizada por pessoas que tentaram tirar a própria vida. Entre 2007 e 2017 foram registradas 220.045 tentativas de suicídio e, em 16.195 casos, a causa foi injeção de agrotóxico na veia.


Graças à grande quantia de agrotóxico nas plantações, algumas especiarias, como milho e soja, tiveram o preço reduzido. Isso também aconteceu com algumas frutas e legumes que possuíam agrotóxico. Alimentos orgânicos tiveram o preço elevado. A população, principalmente a de baixa renda, estão dando preferência a alimentos industrializados e a frutas e legumes com agrotóxico em sua composição, levando em consideração a diferença de preço e a aparência mais atraente.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde